Gastão Elias renasce e alcança segunda final consecutiva no Oeiras Open

Sara Falcão/FPT

OEIRASGastão Elias estava cansado e até desanimado, o corpo a acusar o cansaço das últimas duas semanas, mas uma transformação radical permitiu-lhe carimbar o apuramento para a final de um torneio do ATP Challenger Tour pela segunda vez consecutiva no Complexo de Ténis do Jamor, agora no Oeiras Open 2. Será a 21.ª decisão da carreira a este nível.

Frente-a-frente com o checo Zdenek Kolar (150.º classificado no ranking ATP), que o tinha derrotado há um ano na final do Oeiras Open 1, o tenista português de 31 anos (173.º) venceu por 2-6, 6-2 e 6-1.

Fê-lo após 1h56 e perante um Court Central pintado de várias centenas de espetadores que com ele celebraram a 14.ª vitória consecutiva neste palco — às nove destas duas semanas juntam-se as cinco que fizeram dele campeão do Oeiras Open 4, em 2021.

Mas precisou de lutar muito. Fisicamente desgastado das longas batalhas dos dias anteriores (acumulou cinco horas no court para derrotar Nuno Borges e Zsombor Piros na quinta e na sexta-feira), Elias precisou da cabeça para chamar as pernas.

Com condições de jogo mais lentas do que nos dias anteriores — a chuva das primeiras horas do dia deixou o piso mais pesado — e perante um adversário que apesar de cansado (na véspera venceu Dimitar Kuzmanov em 2h30 e depois ainda venceu a meia-final de pares) começou por mostrar-se disponível em termos físicos, Elias precisou de ser muito paciente.

Depois de um primeiro set no qual nunca conseguiu ter um período de domínio, o tenista da Lourinhã renasceu na segunda partida, em que após uma quebra de serviço “em vão” — porque teve resposta imediata de Kolar — voltou a levar a melhor no saque do checo. Com a ferida aberta, Gastão Elias ganhou confiança e tornou-se noutro jogador, mais agressivo, autoritário e sempre dono e senhor do andamento do duelo, chegando a alinhar oito jogos consecutivos.

Campeão do Oeiras Open 1 há uma semana, Gastão Elias terá como derradeiro adversário no Oeiras Open 2 o italiano Alessandro Giannessi (178.º), que também precisou de três sets para derrotar o eslovaco Jozef Kovalik (181.º), por 2-6, 6-4 e 7-5. O português e o italiano encontraram-se há uma semana, com a vitória na meia-final a sorrir ao tenista da casa (6-3 e 6-3).

Este domingo, a final realiza-se no final da manhã, logo após a final do Oeiras Ladies Open (marcada para as 10h). Se vencer, o tenista da Lourinhã conquistará o 10.º título de singulares no ATP Challenger Tour, enquanto o italiano procura o quarto troféu da carreira em 11 finais.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share