Alessandro Giannessi quebra enguiço e é o primeiro finalista do Oeiras Open 2

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – Alessandro Giannessi (178 ATP) ultrapassou Jozef Kovalik (181.º) por 2-6, 6-4 e 7-5 para garantir uma final no ATP Challenger Tour pela 11ª vez na carreira no Oeiras Open 2.

Num embate entre dois jogadores que já viveram melhores dias (Giannessi é um antigo 84º do ranking, Kovalik 80.º), Jozef Kovalik parecia estar a jogar melhor nas condições pesadas do Court Central do Jamor. E se a chuva não perturbou o horário do início do encontro, a 4-2 do primeiro parcial (a favor de Kovalik) o duelo foi interrompido mais de uma hora, depois do Giannessi estar há alguns minutos a pressionar o árbitro Carlos Ramos e o supervisor do torneio Rogério Santos para parar o encontro.

No recomeço, pouco mudou em termos de ascendente na meia-final e o primeiro momento de possível reviravolta surgiu no sétimo jogo do segundo set. Incomodado com uma falta de pé no primeiro ponto desse jogo, num segundo serviço, o eslovaco cometeu imensos erros e ficou pela primeira vez em desvantagem. Mesmo que tenha devolvido o break de imediato, foi talvez o oxigénio necessário para o italiano lutar pelo encontro decisivo. Kovalik entregou mesmo o set com uma dupla falta.

No total, foram cinco jogos consecutivos para Giannessi entre o final do segundo e o início do terceiro parcial. Mais consistente, o italiano deixava até, muitas vezes, o ónus no lado do opositor, que se espalhava ao comprido com faltas não provocadas, até meados do segundo set praticamente inexistentes.

Kovalik esboçou, ainda assim, uma reação entre a espada e a parede, mas após quatro breaks de empreitada – com o eslovaco, campeão do Maia Open em 2019, a assumir as despesas do duelo para o bem e para o mal, claudicando em pontos acessíveis e com a sua fiel direita – Giannessi carimbou um lugar no derradeiro encontro do torneio.

O italiano tem assumido um papel de verdadeiro gato com sete vidas neste torneio, recuperando de set abaixo em três das quatro vitórias, sobrevivendo ao facto estar a um jogo da derrota frente ao compatriota Luciano Darderi e sobrevivendo a um 5-7, 0-3 face ao húngaro Fabian Marozcan na segunda ronda.

Essa personificação vale-lhe, assim, um bilhete para a grande final de domingo. Alessandro Giannessi terá pela frente ou Gastão Elias – que o derrotou nas meias-finais há uma semana – ou o checo Zdenek Kolar. Certo é que o transalpino quase que ressurgiu no Jamor, pois à meia-final do Oeiras Open 1 soma agora a primeira final desde Julho de 2019, quebrando uma série de nove desaires consecutivos em meias-finais. Esta vai ser a 11ª final a este nível e vai procurar erguer o quarto troféu.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share