Gastão Elias vence duelo português rumo aos “quartos” do Maia Open

Sara Falcão/FPT

MAIAGastão Elias (número 227 do ranking ATP) levou a melhor no duelo com o compatriota Tiago Cação (487.º), por 6-2, 2-6 e 6-3, e garantiu a presença nos quartos de final de singulares do Maia Open I. Horas antes, também Nuno Borges avançou no primeiro de dois torneios do ATP Challenger Tour consecutivos no Norte do país.

Apesar de ter ganho a primeira partida com duas quebras de serviço, Elias não conseguiu apresentar o nível da véspera, que marcou o seu regresso à competição pela primeira vez em mais de dois meses, e Cação aproveitou para explorar a sua movimentação e criar-lhe dificuldades com a direita, a sua pancada predominante.

A insistência do jovem de Peniche foi recompensada com a conquista da segunda partida, em que salvou os seis pontos de break que enfrentou e aproveitou os dois de que dispôs, e permitiu-lhe lutar pelo encontro na terceira. Mas depois de uma reta final equilibrada, em que Cação até foi o primeiro a dispor de uma oportunidade de break (ao sexto jogo), foi Elias quem deu o passo decisivo para carimbar a vitória quando estavam decorridas 2h07 de encontro.

O segundo triunfo da semana (e da nova época, visto que é assim que encara estes dois torneios na Maia) já garantiu a Gastão Elias uma subida de pelo menos oito lugares no ranking, até ao 219.º lugar, e valeu-lhe a nona presença em quartos de final de torneios Challenger neste ano civil.

Na próxima fase, o jogador de 31 anos que é natural da Lourinhã vai defrontar Geoffrey Blancaneaux, francês responsável pela eliminação de Gonçalo Oliveira no primeiro duelo da jornada. Se vencer, poderá defrontar Nuno Borges nas meias-finais caso o maiato, que também avançou esta quinta-feira, passe pelo segundo cabeça de série Kimmer Coppejans.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share