João Monteiro (251.º) está cada vez mais perto de se estrear em torneios do Grand Slam e iniciar a sua época no qualyfing do Australian Open. Se há quatro dias o portuense necessitava de oito desistências, esta terça-feira acordou com apenas quatro jogadores à frente na lista de alternates.
Depois do australiano Alex Bolt ter recebido um convite para o quadro principal devido à sua excelente prestação no torneio australiano de atribuição do wild card — foi derrotado na final pelo jovem Alex de Minaur — e de Felix Auger Aliassime já ter anunciado que não iria a jogo em Melbourne Park, foram mais três os jogadores que desistiram até ao dia de Natal.
O francês Benjamin Bonzi desistiu com um problema no joelho, ao passo que o holandês Tallon Griekspoor abdicou da viagem à Austrália com uma lesão no tornozelo. A somar a estes dois jogadores com lugar no quadro de qualificação, soma-se a desistência do primeiro jogador na lista de alternates, o boliviano Hugo Dellien.
Para além destes jogadores, também é muito provável que o australino Sam Groth –atualmente dois lugares à frente de João Monteiro na lista de alternates — seja contemplado com um convite para o torneio disputado em Melbourne, o que colocaria o jogador de 23 anos a necessitar de apenas quatro desistências.
Eis a lista de alternates atualizada:
- Joao Souza (BRA)
- Christian Harrison (USA)
- Sam Groth (AUS)
- Edan Leshem (ISR)
- João Monteiro (POR)
- Danilo Petrovic (SRB)
- Federico Gaio (ITA)
- Jay Clarke (GBR)
- Alexander Sarkissian (USA)
- Cem Ilkel (TUR)