Gastão Elias de gala completa quinzena perfeita com segundo título no Oeiras Open

Sara Falcão/FPT

OEIRAS — A tarefa era hercúlea, a solução histórica: uma semana depois de ter conquistado o Oeiras Open 1, Gastão Elias replicou o sucesso e venceu o Oeiras Open 2, despedindo-se do Complexo de Ténis do Jamor com dois títulos (já são 10 a este nível em toda a carreira), história pelo meio e a melhor classificação dos últimos quatro anos.

A 10.ª e última vitória de uma quinzena inesquecível foi assinada este domingo, com os parciais de 7-6(4) e 6-1 frente ao italiano Alessandro Giannessi (178.º), um adversário que já tinha deixado para trás a caminho do primeiro título.

Novamente perante um Court Central muito bem composto, com mais de 1.000 pessoas nas bancadas já desde a (épica) final de 3h09 que coroou Elisabetta Cocciaretto como campeã do Oeiras Ladies Open, o tenista português de 31 anos voltou a dominar.

No início de forma muito autoritária, com uma agressividade que lhe valeu o break de vantagem logo ao terceiro jogo e o deixou a servir para o set ao 5-4; depois com a confiança de quem, mesmo sendo quebrado em duas ocasiões quando teve a partida na mão, não tremeu e voltou a recompôr-se para levar a melhor no tie-break.

O primeiro parcial era essencial — sobretudo pela frescura física que já nenhum tinha — e Elias sentiu-o. De punho cerrado, abriu uma exceção ao comportamento deste domingo e celebrou efusivamente na direção da equipa técnica e família. Minutos depois, a machadada final: o jogador da casa quebrou o serviço a Giannessi logo no segundo jogo da segunda partida, com um winner de direita inside-in que quebrou a derradeira barreira psicológica do italiano.

Daí para a frente só deu Gastão Elias e foi uma questão de tempo até que a festa se tornasse definitiva: após 1h37, primeiro de braços no ar, depois deitado na terra batida histórico Court Central, o jogador da Lourinhã celebrou a 15.ª vitória consecutiva neste palco — pois às 10 deste ano juntam-se as 5 que lhe deram o Oeiras Open 4, em 2021.

Os títulos no Oeiras Open 1 e no Oeiras Open 2 vão catapultar Gastão Elias do 198.º lugar que ocupava no ranking ATP de há duas semanas para o 156.º em que passará a figurar na segunda-feira, sendo esta a sua melhor classificação desde o dia 7 de outubro de 2018. Está mais próximo do que nunca do regresso ao top 150 mundial e também de voltar aos palcos principais do circuito.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share