João Sousa derrotado por Next Gen Nakhashima na final do Challenger de Brest

No regresso a finais pela primeira vez em três anos e cinco meses, o português João Sousa (atual 173.º classificado no ranking ATP) perdeu com o norte-americano Brandon Nakashima (70.º e uma das revelações do ano) por 6-3 e 6-3 e sagrou-se vice-campeão do Challenger de Brest, em França.

Ao contrário do que aconteceu nas jornadas anteriores, o jogador de Guimarães não conseguiu ter argumentos para o adversário norte-americano. Com apenas 20 anos, o ex-top 3 mundial de juniores está a realizar a temporada de afirmação no circuito profissional e já disputou, inclusive, duas finais em torneios ATP (primeiro em Los Cabos e depois em Atlanta), sendo que com a semana em Brest garantiu o apuramento para o NextGen Finals — o “Masters” do final do ano que reúne os melhores tenistas sub 21.

A atual superioridade de Nakhashima (que em abril, em condições bem diferentes, até tinha perdido o primeiro encontro entre ambos) em relação a João Sousa foi evidente desde o início. Natural de San Diego, na Califórnia, o norte-americano — que tem tudo para se tornar num dos melhores tenistas do mundo nos próximos anos — apresentou-se muito sólido, cometeu pouquíssimos erros e não permitiu que o português criasse uma única oportunidade de break, um contraste total com os 11 pontos de break (converteu três) que forçou no “saque” do vimaranense.

Apesar da derrota, João Sousa só tem razões para sair de Brest satisfeito: o Challenger francês marcou o seu regresso a finais (foi a oitava da carreira a este nível e primeira desde 2013, em contraste com as 10 que disputou no circuito ATP) e vai permitir-lhe escalar 22 posições na atualização do ranking de segunda-feira, até ao 151.º lugar.

De Brest, João Sousa terá uma viagem até Tenerife, nas Ilhas Canárias, onde na próxima semana compete em mais um torneio do circuito Challenger. Frederico Silva, Nuno Borges e Francisco Cabral também marcarão presença.

Última atualização às 15h40.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share