Portugal vai ter dois tenistas a lutar pelo acesso ao quadro principal do Millennium Estoril Open, onde já está João Sousa. Depois de Nuno Borges ter conseguido vencer no primeiro encontro do dia, Frederico Silva também brilhou e arrancou o triunfo no encontro que encerrou a ação deste sábado no Estádio Millennium. O número três nacional bateu o norte-americano Brandon Nakashima (136.º ATP), sétimo cabeça de série, por 6-2 e 6-3.
O tenista das Caldas da Rainha não jogava oficialmente há um mês, quando cedeu na fase de qualificação do Masters 1000 de Miami. No regresso à competição, Frederico Silva não mostrou qualquer falta de ritmo, bem pelo contrário. O tenista português controlou o encontro praticamente na sua totalidade e esteve com o serviço extremamente afinado. O pupilo de Pedro Felner colocou 72% das primeiras bolas e venceu 79% dos pontos disputados com o primeiro ‘saque’ (31/39). Para além disso, o número 171 mundial eliminou os três break points que enfrentou.
O primeiro break point do encontro até surgiu a favor de Nakashima, no terceiro jogo do primeiro parcial. No entanto, Frederico Silva deu a volta à situação e desferiu os golpes certeiros pouco depois. O caldense assumiu as rédeas a partir do 2-2 e venceu os quatro jogos seguintes de forma consecutiva para se adiantar no marcador.
Embalado pelo primeiro set dominador, Frederico Silva entrou a todo o gás na segunda partida e quebrou o serviço de Nakashima logo no segundo jogo. A liderar por 3-0, o caldense veio a enfrentar dois break points quando servia para chegar ao 4-1, mas conseguiu eliminar ambos e confirmar o jogo de serviço. Daí em diante, Nakashima tentou ao máximo reverter a situação, mas o melhor que conseguiu foi abrir uma vantagem de 0-30 quando Frederico Silva servia a 5-3 para a vitória. Apesar disso, o português venceu os quatro pontos seguintes e fechou o encontro à primeira tentativa.
Com o quadro principal muito perto de ser alcançado, Frederico Silva está ainda à espera de conhecer o adversário deste domingo. O tenista português vai cruzar-se com Jaume Munar (86.º ATP), primeiro cabeça de série, ou Thomas Fabbiano (166.º ATP).
Notícia atualizada pela última vez às 17h45.