Entre alegrias e dissabores para as cores portuguesas, com as vitórias de Nuno Borges e Frederico Silva e os desaires de Pedro Sousa e João Domingues, o primeiro dia de Millennium Estoril Open teve vencedores maioritariamente espanhóis. Dos oito encontros realizados este sábado, cinco deles acabaram com um tenista do país vizinho a vencer.
À vitória de Roberto Carballes Baena – que vai defrontar Nuno Borges – frente a Henri Laaksonen juntou-se pouco depois o triunfo de Pedro Martínez (100.º ATP), que precisou de duas horas e 32 minutos para bater o holandês Botic Van de Zandschulp por 6-4, 6-7[4] e 6-1, no primeiro encontro da prova em que se jogaram os três sets. Martínez ainda recuperou por duas vezes da desvantagem de um break na segunda partida e eliminou um set point para forçar o tiebreak, mas desperdiçou uma vantagem de 3-0 no desempate e só com um terceiro set irrepreensível conseguiu carimbar a vitória.
Num dos encontros mais aguardados do dia, o jovem prodígio Carlos Alcaraz (119.º ATP) estreou-se no Clube de Ténis do Estoril com uma vitória perante o holandês Tallon Griekspoor (144.º ATP). Alcaraz perdeu apenas 11 pontos ao serviço em todo o encontro, não enfrentou break points e quebrou o serviço de Griekspoor por quatro vezes (em 16 break points) para construir os parciais de 6-1 e 6-3 em 78 minutos de encontro. O jovem de 17 anos vai agora defrontar o compatriota Carlos Taberner (142.º ATP), que resgatou a quarta vitória para as cores espanholas perante João Domingues.
O quinto espanhol a vencer este sábado foi o primeiro cabeça de série do qualifying, Jaume Munar. O número 86 mundial quase deixou escapar o segundo set para o italiano Thomas Fabbiano (166.º ATP) depois de ter estado a liderar por 5-2 e ter servido por duas vezes para a vitória. No entanto, o tenista de 23 anos prevaleceu no tiebreak e fechou mesmo o encontro em sets diretos, com parciais de 6-4 e 7-6[5].
Millennium Estoril Open
Resultados de sábado
Qualifying – Ronda 1:
- [WC] Nuno Borges d. [8] Liam Broady, 6-3 e 7-5
- [2] Roberto Carballes Baena d. Henri Laaksonen, 7-5 e 7-5
- Marc-Andrea Huesler d. [5] Pedro Sousa, 6-2 e 6-4
- [4] Pedro Martínez d. Botic Van de Zandschulp, 6-4, 6-7[4] e 6-1
- [6] Carlos Alcaraz d. Tallon Griekspoor, 6-1 e 6-3
- Carlos Taberner d. [Alt] João Domingues, 6-4 e 6-2
- [1] Jaume Munar d. Thomas Fabbiano, 6-4 e 7-6[5]
- [WC] Frederico Silva d. [7] Brandon Nakashima, 6-2 e 6-3