Millennium Estoril Open. A arte, as novidades e o(s) convite(s) à espera de uma chamada

A Arte do Ténis
Pelo 4.º ano consecutivo, a Fullsix é a agência responsável pela campanha de comunicação do Millennium Estoril Open

CASCAIS – Diz o calendário que falta exatamente um mês para o primeiro serviço da 4.ª edição do Millennium Estoril Open, pelo que a data escolhida pela 3LOVE para apresentar oficialmente o torneio português não poderia ter sido melhor pensada.

Com a Casa das Histórias Paula Rego como local escolhido para a apresentação, a organização do torneio deu a conhecer novos dados, um jogador especial que se junta ao elenco conhecido há cerca de uma semana e muito mais. Vamos por partes?

O reforço na aposta NextGen

Um dos momentos altos da apresentação desta quarta-feira foi a revelação do primeiro wild card para a nova edição do torneio. Depois de uma breve nomeação de alguns dos principais nomes já confirmados e conhecidos pelo público, João Zilhão, o diretor do torneio, partilhou com a plateia e os espetadores da TVI (essa é uma das grandes novidades para este ano) que Alex de Minaur foi o eleito para receber o primeiro convite.

É, no fundo, um reforçar da grande aposta que tem vindo a ser feita desde o início em jogadores da nova geração, a #NextGen ATP. Porque o australiano, de apenas 19 anos, junta-se a uma lista de jovens que é cada vez maior e, ao mesmo tempo, mais entusiasmante. Senão vejamos: Frances Tiafoe, Stefanos Tsitsipas e Daniil Medvedev também vão passar pelo Clube de Ténis do Estoril.

E não nos cansamos de reforçar que apesar de já ser considerado um “membro fixo” da geração atual, Nick Kyrgios tem apenas 22 anos. E o mesmo se pode dizer do ligeiramente mais velho (23) Kyle Edmund, o novo número 1 da Grã-Bretanha.

O(s) convite(s) à espera de uma chamada

Pois bem, se há de facto uma grande aposta na NextGen — até porque antes do Millennium Estoril Open se joga o Cascais NextGen Tour, um circuito que tem como um dos objetivos dar a oportunidade aos tenistas portugueses de garantirem presença na fase de qualificação do torneio –, o torneio não se fica por aqui.

Como o próprio João Zilhão revelou esta quarta-feira, a organização está atenta ao telefone que pode tocar a qualquer momento. Porquê? Porque neste momento são muitos os jogadores com credenciais de top 10 (ou melhor ainda) que por razões várias — todas elas com origem em lesões — não estão na sua melhor forma e, consequentemente, classificação e poderão ver no Millennium Estoril Open uma oportunidade de ganhar ritmo e pontos em terra batida.

São os casos de Novak Djokovic, Stan Wawrinka, Kei Nishikori e Milos Raonic, entre outros. A qualquer momento, um destes jogadores de enorme reputação pode entrar em contacto com o torneio e Zilhão quer ter “cuidado” com os convites que sobram — apenas dois — para poder responder de forma positiva caso isso aconteça. Afinal, não é todos os dias que um torneio de categoria 250 consegue ter no seu portfólio um nome destes (seria um verdadeiro luxo), pelo que é uma oportunidade a preservar.

Falar dos wild cards é falar daquele que é, talvez, um dos grandes problemas do Millennium Estoril Open. E neste caso um excelente problema, porque atendendo ao estado físico de muitas das estrelas do circuito a janela de oportunidade é maior do que nos anos anteriores e para além disso há uma outra indicação dada pelo diretor do torneio que deve deixar todos os seguidores com água na boca:

“Temos um grande jogador que está neste momento no top 10 com um wild card reservado”, disse João Zilhão ainda antes de lembrar que um dos objetivos também passa por “ajudar o ténis português e os melhores jogadores portugueses”, fazendo alusão ao facto de apenas um tenista nacional, João Sousa, ter conseguido entrada direta no torneio.

A Arte do Ténis

Pelo quarto ano consecutivo, a imagem e comunicação do Millennium Estoril Open está a cargo da agência Fullsix. Como explicou a CEO, Filipa Caldeira, na apresentação desta quarta-feira, “este ano focamos a atenção na componente estética, na criatividade do ténis enquanto expressão individual e nas diferentes vertentes artísticas de um dos desportos mais bonitos do mundo – A Arte do Ténis Está de Volta aos courts do Clube de Ténis do Estoril”.

E é precisamente nesse sentido que o torneio tem sido comunicado: com os anúncios seguidos de artistas que entre 28 de abril e 6 de maio estarão em Portugal a mostrar o que é e como se pratica a Arte do Ténis.

Mudanças e transformações

Já referimos a TVI, mas o que é que isso implica? Bom, que o Millennium Estoril Open tem na estação televisiva de Queluz um novo media partner e host broadcaster, que ficará encarregue de levar a ação do Estádio Millennium (e não só) um pouco a todo o mundo. Na apresentação foram ainda prometidas mais novidades, mas há que esperar para as conhecer.

No que ao torneio em si diz respeito, João Zilhão anunciou novidades estruturais: para além de iniciativas musicais (com concertos marcados após as sessões noturnas) e muitas atividades dedicadas aos mais novos, a acontecer no Fun Center, o torneio criará “um novo conceito de street food com mais de 20 parceiros” e também “um novo Premium Bar para a imprensa e detentores de Premium Seats”, bem como “uma nova loja de merchandising com a estreia de uma coleção exclusiva de produtos alusivos ao torneio”.

Em transportes e estacionamento também se verificam progressos: o Millennium Estoril Open uniu-se à BiCAS (bicicletas partilhadas) para criar uma estação inédita no recinto e junto ao Casino Estoril existirá uma nova zona de estacionamento com mais de 500 lugares.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share