Elina Svitolina e a pressão de ser considerada favorita: “Não tenho isso na cabeça quando estou a jogar”

Elina Svitolina 9
Fotografia: Elizabeth Bai/Tennis Australia

Elina Svitolina garantiu esta sexta-feira o apuramento para a quarta ronda do Australian Open, ao derrotar a compatriota Marta Kostyuk (521.ª) por 6-2 e 6-2, marcando desde logo encontro com Denisa Allertova (130.ª) na próxima fase do torneio.

Em conferência de imprensa após a partida, a número 4 mundial foi questionada acerca do orgulho sentido pela companheira de profissão. “Claro que estou [orgulhosa]. Ela fez um excelente trabalho aqui. Vencer um jogo no qualifying já é bom, vencer dois jogos é fantástico, vencer três e passar o qualifying é algo inacreditável e depois disso ainda vencer duas tenistas que estão a jogar a um bom nível é prova de que fez um excelente trabalho”, começou por referir.

Svitolina considera que a jovem compatriota vai recordar para sempre esta campanha no Grand Slam australiano. “Penso que ela se vai lembrar deste momento para o resto da vida e por isso foi algo especial e, claro, um pouco estranho para mim jogar contra ela na terceira ronda. Mas, ao mesmo tempo, acho que é um momento especial e memorável para ambas”, comentou.

Com os jornalistas a focarem as declarações de Kostyuk, que tinha afirmado ter recebido “uma lição de uma hora de ténis de borla com Svitolina”, a tenista de 23 anos partilhou da boa disposição da compatriota e respondeu com um sorriso rasgado: “A lição foi cara porque, como sabem, jogamos por um prize money“, disse.

Elina Svitolina não quer ouvir falar em favoritismos

Convidada ainda a dar um conselho à jovem Kostyuk, a detentora de 10 títulos WTA encontrou-se numa posição menos confortável: “Eu não sou muito boa com esse tipo de coisas porque não quero parecer uma sábia mas ela tem uma grande equipa à volta dela e já é uma grande jogadora, portanto não tenho a certeza de que ela precise de um conselho meu. Ela tem a sua mãe, tem os seus treinadores em torno dela a fazerem um grande trabalho e não há muito a acrescentar. Ela apenas precisa de voltar ao court e continuar a trabalhar como todos os jogadores fazem”, esclareceu.

A realizar um bom início de época com o título conquistado em Brisbane e com o apuramento para a quarta ronda do Happy Slam pela primeira vez na carreira, Svitolina diz estar preparada para a segunda semana.

“Não podia estar mais preparada do que aquilo que estou agora. Tive uma excelente semana em Brisbane, a jogar bom ténis e fiquei contente por ter começado o ano com uma vitória. Estou apenas a aproveitar o momento em court e todos os jogos são um grande desafio para todos num Grand Slam. Vou apenas continuar a dar o meu melhor e estar pronta para o próximo jogo”, afirmou.

A concluir, a atleta natural de Odessa revelou o que sente por ser considerada uma das favoritas a vencer a prova: “Não é a primeira vez que isso acontece. Aconteceu quando joguei em Roland Garros pela primeira vez e claro que adiciona alguma pressão mas não tenho isso na cabeça quando estou a jogar. Tenho apenas a minha oponente, a minha raquete e a bola de ténis e sei o que tenho que fazer”, concluiu.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share