Um abraço e lágrimas: Marta Kostyuk despediu-se do Australian Open com derrota para Elina Svitolina

Marta Kostyuk
Aos 15 anos, tornou-se na mais nova dos últimos 22 anos a chegar à terceira ronda do Australian Open

Chegou ao fim a inesquecível primeira campanha de Marta Kostyuk no quadro principal de singulares do Australian Open. Com apenas 15 anos, a jovem ucraniana viveu o sonho de qualquer jogadora ao chegar à terceira ronda, onde só foi derrotada pela compatriota e bem mais experiente Elina Svitolina.

Convidada pela organização para o quadro de qualificação depois de vencer o torneio júnior há um ano, a jogadora natural de Kiev ultrapassou as três etapas do qualifying e ainda duas rondas do quadro principal. Brilhou, apresentou-se ao mundo (o mundo “dos adultos”, porque no circuito júnior já era conhecida por todos, dado ocupar a 2.ª posição do ranking mundial) e deu um novo passo na carreira.

A derrota desta sexta-feira, por 6-2 e 6-2 num duelo de sentido único em que a vencedora nunca chegou a estar em discussão, significa o adeus ao Australian Open mas marca, ao mesmo tempo, uma nova fase para Kostyuk.

É que, e tal como anunciara na conferência de imprensa depois da derrota na segunda ronda, a jovem ucraniana de 15 anos vai deixar de competir no circuito júnior. Não é para menos: a campanha em Melbourne fará com que suba do 522.º para o 243.º posto e, ao abdicar dos torneios dos mais novos, pode levar para casa nada mais, nada menos do que 92.000 euros (ou 113.000 dólares) — o prémio entregue aos jogadores que chegam à terceira ronda.

Por isso, Marta Kostyuk só tem razões para sair do Australian Open muito satisfeita. Nos primeiros minutos o resultado pode doer — e as lágrimas cair, como aliás aconteceu já nos bastidores, só perto dos “olhos” das câmeras –, mas rapidamente passará. The future is bright.

Quanto a Elina Svitolina, já sabe que terá como adversária na quarta ronda a checa Denisa Allertova, número 130 do ranking mundial.

[twitter_video id=”954201043209826304″]
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share