Serão oito as representantes lusas no quadro principal do Hendo Guimarães Ladies Open, torneio de categoria ITF de 15.000 dólares que celebra este ano a sua primeira edição e que se desenrola até ao próximo domingo nos courts de piso rápido do Clube de Ténis de Guimarães.
A única tenista portuguesa dentro do lote de cabeças de série é Inês Murta, número um nacional e esta semana colocada na 578.º posição do ranking individual, que defende o estatuto de segunda pré-designada da prova vimaranense.
Ainda presentes no quadro principal estão Maria João Koehler, Inês Mesquita, as convidadas Lúcia Quitério, Francisca Jorge (favorita local), Maria Inês Fonte e Leonor Oliveira e a qualifier Ana Filipa Santos, que derrotou a israelita Yarden Akler por 6-4 e 6-2 na derradeira ronda da fase de qualificação.
Uma menção ainda para os desaires de Cláudia Cianci (6-2 e 6-0 para a espanhola Marta Encinas), Beatriz Abreu (6-1 e 6-0 frente à holandesa Arianne Hartono), Sara Lança (6-2 e 6-2 contra a suíça Lara Michel) e Rita Silva (6-1 e 6-2 perante a britânica Tiffany William) na etapa de acesso à principal grelha de participantes.
$15,000 Guimaraes (12 Jun 2017 - 18 Jun 2017) - Singles - Main Draw