O ITF World Tennis Tour regressou à cidade do Porto e enquanto João Sousa celebrava um desfecho dourado do outro lado do mundo, Lena Couto e Inês Murta foram as protagonistas do dia na cidade invicta, numa jornada igualmente marcada pelo regresso da belga Yanina Wickmayer, ainda 12.ª e campeã do Estoril Open em 2009.
Com apenas 14 anos, Lena Couto viveu um dia inédito e somou a primeira vitória da carreira em provas de 25.000 dólares – a portuguesa entrou com o pé direito na fase de qualificação do ITF W25 Porto I e aproximou-se do sonho de apuramento para o quadro principal ao bater a asiática Ng Kwan Yau num jogo decidido por 6-4 3-6 e 10-7. “Estou muito contente, tenho trabalhado muito e o resultado espelha isso mesmo. O meu objetivo é entrar no quadro principal e tentar conquista o meu primeiro ponto WTA”, declarou a jovem lusa após o triunfo.
Também Inês Murta trilhou o caminho em direção à segunda e derradeira ronda da fase prévia. A jogadora algarvia comandou as contas de um confronto falado em português e de forma relativamente acessível conseguiu confirmar o favoritismo diante da compatriota Sana Garakani, com os contundentes 6-1 e 6-2.
Arredadas da prova ficaram as portuguesas Angelina Voloshchuk e Analu Freitas: enquanto a primeira foi incapaz de travar o bom ritmo da eslovaca Ester Meri e cedeu por 6-3 e 6-0, a segunda conheceu um desfecho idêntico e foi afastada pela eslovena Veronika Erjavec, com 6-4 e 6-2.
Aos 32 anos, Yanina Wickmayer pôs termo a uma pausa de mais de um ano e regressou à competição com um robusto triunfo na estreia no Porto: a credenciada tenista belga, campeã de cinco provas do WTA Tour, apresentou bons indícios no Complexo Desportivo do Monte Aventino e eliminou a ucraniana Viktoriia Dema pelos esclarecedores 6-1 e 6-0.