João Sousa completa semana perfeita em Pune e conquista o quarto título em torneios ATP

Dia histórico para o ténis português: João Sousa, número 137 do ranking ATP, derrotou o finlandês Emil Ruusuvuori (87.º) e completou uma semana perfeita para conquistar o quarto título da carreira — e do ténis nacional — em torneios ATP. Depois de Kuala Lumpur (2013), Valência (2015) e do Millennium Estoril Open (2018), a festa faz-se em Pune.

Para colocar as mãos no troféu de campeão, o tenista português de 32 anos precisou de lutar durante 2h44. Tal como em três das quatro rondas anteriores, João Sousa encontrou resistência no jogo do adversário, mas puxou pelos galões da experiência — foi a 11.ª final em torneios ATP — e derrotou o estreante finlandês por por 7-6(9), 4-6 e 6-1.

Foram vários os momentos em que o pupilo de Frederico Marques teve de dar a volta ao marcador. A começar pelo primeiro set, no qual conseguiu recuperar da desvantagem de um break (3-5) para forçar um tie-break e passar para a frente de forma dramática, ao quarto set point. E a terminar no terceiro set, a que chegou depois de deixar escorregar uma vantagem de 4-1 no segundo.

Apesar de estar pela primeira vez numa final ATP, Ruusuvuori não sentiu o momento e mostrou nervos de aço quando se encontrou entre a espada e a parede. O finlandês de 22 anos elevou consideravelmente o nível, bateu-se de igual para igual com Sousa (a reta final da segunda partida foi particularmente bem disputada de parte a parte) e conseguiu dar-lhe a volta com cinco jogos consecutivos.

Chegado o momento de todas as decisões, ou a hora da verdade, João Sousa voltou a ser superior. Apesar do desgaste, o vimaranense encontrou forças para anular um ponto de break no primeiro jogo, voltou a fazê-lo quando serviu a 3-1 e depois descolou para a vitória — uma das mais importantes e, sem dúvida, uma das mais especiais da carreira, depois de dois anos marcados por lesões e uma série de resultados menos conseguidos que o fizeram regressar ao circuito secundário para lutar por uma nova oportunidade ao mais alto nível. Essa oportunidade chegou esta semana, no primeiro quadro principal em torneios ATP desde outubro, no Masters 1000 de Indian Wells, e o melhor tenista português da história agarrou-a com unhas e dentes.

Depois de Kuala Lumpur, em 2013, Valência, em 2015, e do Millennium Estoril Open, em 2018, a festa portuguesa faz-se em Pune, de onde João Sousa sairá novamente como jogador do top 100: será o 86.º classificado do ranking na atualização de segunda-feira.

Última atualização às 17h23.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share