Os recém-inaugurados courts cobertos do Complexo de Ténis do Monte Aventino, no Porto, vão servir de palco a dois torneios internacionais femininos de 25.000 dólares cada. A primeira de duas provas organizadas pela Federação Portuguesa de Ténis arranca no domingo, 6 de fevereiro, e terá como cabeça de cartaz a belga Yanina Wickmayer, ex-campeã do Estoril Open que chegou ao top 15 mundial, alcançou as meias-finais do US Open e escolheu a cidade invicta para o regresso à competição depois de ter sido mãe pela primeira vez.
Atualmente com 32 anos, a tenista belga não compete desde outubro de 2020, em Roland-Garros, mas será inevitavelmente uma das grandes candidatas ao título no primeiro ITF W25 Porto, onde também estarão a alemã Laura Siegemund (atual 146.ª WTA e ex-top 30) e a brasileira Laura Pigossi, medalha de bronze na competição de pares dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
A comitiva portuguesa será liderada pela número um nacional, Francisca Jorge (377.ª), que regressa a um palco onde já foi feliz (sagrou-se campeã nacional absoluta e alcançou a final do Porto Open em 2020, em ambos os casos nos courts de piso rápido ao ar livre). Matilde Jorge (831.ª e campeã nacional de sub 18), Elizabet Hamaliy (1112.ª) e Angelina Voloshchuk, atual campeã nacional de sub 14, também vão participar no torneio.
O W25 Porto I e o W25 Porto II serão os primeiros torneios internacionais femininos a acontecer em Portugal em 2022, ao passo que o circuito masculino regressa ao país com a já habitual série de cinco provas na região algarvia: Vale do Lobo, Faro, Loulé, Portimão e Quinta do Lago.