Nuno Borges salva match point e vence encontro épico de 3h18 contra Thiago Monteiro

Sara Falcão/FPT

OEIRAS — Para mais tarde recordar: Nuno Borges (150.º classificado no ranking ATP) realizou uma das melhores exibições da carreira para vencer um duelo frenético — e épico — frente ao brasileiro Thiago Monteiro (116.º), com os parciais de 6-7(6), 7-6(2) e 7-5, rumo às meias-finais do primeiro Oeiras Open.

As expetativas eram elevadas e o duelo não desiludiu: frente a frente pela primeira vez, o número dois português e o melhor tenista brasileiro da atualidade deram espetáculo do início ao fim perante várias centenas de espetadores que pintaram o court central do Jamor ao longo das 3h18 de jogo.

Apesar de Monteiro ter assinado o primeiro break logo no jogo inaugural e em branco e de ter ficado próximo do contra-break, o encontro ficou rapidamente equilibrado. Com a mesma preferência pelo controlo dos pontos, Borges e Monteiro batalharam do fundo do court e envolveram-se em cada vez mais longas (e espetaculares) trocas de bola à medida que o primeiro parcial se desenvolveu. Devolvido o break ao 4-5, com um jogo de resposta perfeito, o jogador da casa levou o bom momento para o tie-break e liderou por 3-0 com dois mini-breaks, mas não soube manter o ascendente e foi o brasileiro quem fechou a primeira partida.

Com o arranque do segundo parcial a tónica não mudou: o jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis foi quem mais perto ficou de quebrar o serviço, mas Monteiro agarrou-se com unhas e dentes à vantagem e até conseguiu ameaçar a vitória com um match point ao 12.º jogo. Só que Borges guardou o melhor ténis para a reta final e demonstrou coragem ao chamar o adversário à rede com um amortie para fechar com um lob exímio e um smash quando estava entre a espada e a parede. Novo tie-break, novo momento de tensão, desta feita com razões para o público português celebrar.

E depois o terceiro set, em que Borges teve condições para construir a vitória com mais tranquilidade, mas no qual não conseguiu segurar o break de vantagem e acabou, inclusive, a correr atrás do prejuízo. Uma vez mais, foi precisa coragem e ao fim de 3h18 a vitória lá chegou, com contornos épicos e muitos aplausos no regresso dos grandes encontros a um dos palcos mais históricos do ténis português.

A vitória desta sexta-feira foi a terceira da semana para Nuno Borges, que se colocou virtualmente no 143.º lugar do ranking ATP (alcança uma vez mais a melhor classificação da semana) e avançou para as terceiras meias-finais do ano. O próximo adversário do maiato será o croata Nino Serdarusic, número 207 mundial e responsável pela eliminação do norte-americano Noah Rubin noutra grande batalha (com os parciais de 6-7[5], 6-2 e 7-5).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share