Passagem de testemunho adiada: Nadal volta a derrotar Alcaraz e chega à final em Indian Wells

O embate entre Rafael Nadal (4.º) e Carlos Alcaraz (19.º) foi alvo de todas as atenções em Indian Wells e o desenrolar da situação não fugiu às expetativas. Digno de entrar para a lista dos mais épicos da temporada, o duelo de gerações do ténis espanhol pendeu para o lado do mais cotado (e experiente) e o render da guarda vai ter de esperar: o maiorquino anotou a 20.ª vitória seguida e segue para a final do Masters 1000 de Indian Wells.

Num encontro em que ambos os protagonistas se encarregaram de dar espetáculo e emoção, as fortes rajadas de vento foram o único fator antagonista e dificultaram – e muito – a disputa de grande parte dos pontos. Mas Nadal resistiu a mais de três horas de alta intensidade e de intempéries para negar a passagem de testemunho ao ‘herdeiro’ Alcaraz: fixou a vitória em 6-4, 4-6 e 6-3 e tem na mira a 53.ª final da carreira em provas deste nível.

O arranque foi favorável a Carlos Alcaraz, que não perdeu tempo em colocar-se na frente do marcador. Deixou mais tarde cair a vantagem sobre Rafael Nadal e o cenário do primeiro parcial inverteu-se: após várias oportunidades de break desperdiçadas, ‘El Toro’ conseguiu levar a cabo a missão e consumou a vitória ao quarto set point.

Sem baixar a cabeça, Alcaraz manteve todas as fichas em jogo e prevaleceu a uma troca de quebras para impor a igualdade no encontro e levar a decisão para o terceiro e derradeiro set, ao alicerçar o sucesso em três breaks anotados, em contraste com dois sofridos.

O jovem de 18 anos teve nas mãos a oportunidade de se colocar na liderança da partida nesta fase delicada e de se aproximar de uma eventual vitória, mas Nadal salvou três chances de ser quebrado, para mais tarde jogar a última cartada e consumar o êxito com um break a favor.

Pouco menos de um ano depois do primeiro embate entre ambos a nível oficial, que se traduziu numa vitória clara de Nadal em dia de 18.º aniversário de Alcaraz, o desfecho repete-se, mas com contornos totalmente distintos. O natural de Manacor mantém a invencibilidade nos duelos entre ambos e na presente temporada, onde a 20.ª vitória o transporta à final de Indian Wells.

Com a meta de somar este domingo o quarto título do ano e 31.º em provas ATP Masters 1000, Rafael Nadal vai ter como derradeiro oponente o anfitrião Taylor Fritz, estreante em finais desta magnitude. Se confirmar o favoritismo no dia da grande decisão, volta a ser feliz em Indian Wells depois das glórias em 2007, 2009 e 2013.

Última atualização às 02h28.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share