João Sousa regressa às vitórias em quadros principais de torneios ATP quase um ano depois

João Sousa (número 137 ATP) precisou de sofrer, mas conseguiu triunfar na primeira ronda do quadro principal de singulares do ATP 250 de Pune, na Índia, e colocar um ponto final no jejum de triunfos a este nível que se prolongava desde março de 2021.

Com entrada direta na competição, o número um nacional era o claro favorito à vitória frente ao wild card indiano Arjun Kadhe (778.º) e acabou por confirmar o estatuto, ao vencer por 6-7(5), 7-6(4) e 6-2.

No entanto, João Sousa teve de lutar muito para não deixar escapar o encontro: muito aquem do nível que apresentou na reta final da última temporada e no arranque deste ano, em particular nas primeiras duas rondas do qualifying em Melbourne e no quadro principal frente a Jannik Sinner, o vimaranense nunca conseguiu impor-se perante Kadhe nas duas primeiras partidas e esteve a três pontos da derrota no tie-break (em que cedeu o primeiro mini-break).

Mas a conquista “arrancada a ferros” na segunda partida desbloqueou o pupilo de Frederico Marques, que deixou os nervos para trás e a partir daí caminhou tranquilamente para a vitória — a primeira em quadros principais de torneios ATP desde o Masters 1000 de Miami, em março de 2021, e apenas a segunda desde outubro de 2019, quando sofreu uma fratura de stress no pé esquerdo.

Na segunda ronda, João Sousa vai defrontar o italiano Gianluca Mager, 65.º classificado no ranking e terceiro cabeça de série — estatuto que lhe valeu a isenção da primeira eliminatória.

Última atualização às 12h38.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share