Ténis no seu esplendor: Medvedev dá a volta a Auger-Aliassime depois de 4h42 e completa meias-finais do Australian Open

Quando os encontros do Australian Open se prolongam pela madrugada dentro normalmente há espetáculo à vista e foi isso que aconteceu esta quarta-feira, com Daniil Medvedev a recuperar de uma desvantagem de dois sets a zero e a salvar um match point para virar um encontro que chegou a parecer perdido, derrotar Félix Auger-Aliassime e preencher a última vaga das meias-finais. Foi a primeira vez na história que três dos quatro encontros dos quartos de final foram decididos no quinto set. A exceção? Stefanos Tsitsipas, o próximo adversário do russo.

Num encontro de alta voltagem, Medvedev (2.º do ranking) esteve entre a espada e a parede não só pelo resultado, que literalmente o colocou a um ponto da derrota, mas também pelo estado de espírito, pouco próprio do maior candidato ao título e possível número um mundial após o torneio.

Só que o russo já deixou claro que até se ouvir o derradeiro game, set and match há que contar sempre com ele, como demonstra o marcador: 6-7(4), 3-6, 7-6(2), 7-5 e 6-4 foram os parciais que lhe deram uma das vitórias mais suadas da carreira, carimbada quando o relógio do court já apontava 4h42 de duração e o de Melbourne indicava a chegada da madrugada: eram 00h28 quando o encontro terminou.

“Not tired”, ou “Não estou cansado”, escreveu Medvedev no final do encontro

Para Auger-Aliassime, a derrota será inevitavelmente dolorosa: o canadiano de 21 anos não só liderou por dois sets a zero, como dispôs de um match point na quarta partida. E o que mais dor lhe causará nos próximos dias terá de ser o catalizador para o regresso: foi o melhor jogador durante grande parte do encontro (de tal forma que esteve a poucos pontos de o vencer por 3-0 em sets), por vezes perto da perfeição que todos idealizam, e já pertence a este nível.

No final, a fibra valeu a Medvedev uma vitória que atesta a dificuldade de derrotar o russo em piso rápido desde o verão de 2019 que o catapultou para o estrelato e garantiu uma repetição da meia-final de 2021, desta vez em condições bem diferentes.

Se há um ano foi Tsitsipas quem venceu em cinco partidas e Medvedev avançou tranquilamente, em 2022 os dois jogadores chegarão em situações opostas ao encontro das meias-finais, pois o grego apresentou-se em estado de graça para derrotar Jannik Sinner em três sets com uma exibição que o faz sonhar com o título.

No final, as brincadeiras do costume: Medvedev disse que pensou “no que faria o Novak [Djokovic]” para dar a volta à situação, acrescentou os nomes de Roger Federer e Rafael Nadal quando o público reagiu com alguns apupos e depois de mais uma entrevista com Jim Courier escreveu “não estou cansado” na lente descartável de uma das câmaras.

Meias-finais do Australian Open 2022:

[7] Matteo Berrettini (ITA) vs. [6] Rafael Nadal (ESP)
[4] Stefanos Tsitsipas (GRE) vs. [2] Daniil Medvedev (RUS)

Última atualização às 13h52.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share