Shapovalov joga muito e afasta Zverev rumo aos primeiros quartos de final na Austrália

Não é segredo que Denis Shapovalov (número 14 mundial) é capaz de produzir algum do melhor e mais espetacular ténis do circuito. Mas para derrotar Alexander Zverev — e em três sets — não basta produzi-lo de forma esporádica, mas sim consistente, e foi isso que o canadiano fez para se qualificar pela primeira vez para os quartos de final do Australian Open, onde vai reencontrar Rafael Nadal.

Poucos dias depois de um encontro ao mais alto nível na ATP Cup, em que o alemão levou a melhor por equilibrados 6-7(5), 6-3 e 7-6(4), desta vez a vitória sorriu ao canadiano, que triunfou pelos parciais de 6-3, 7-6(5) e 6-3.

O desfecho em três sets surpreendeu, inclusive, o próprio Shapovalov, que na rápida entrevvista ao court logo após celebrar o melhor triunfo da carreira em torneios do Grand Slam admitiu não estar à espera de dominar o encontro desta forma.

Enquanto Shapovalov brilhou e produziu do início ao fim o ténis que faz dele um dos tenistas mais entusiasmantes do circuito (com 35 winners à mistura), Zverev simplesmente não esteve à altura do desafio e voltou a desiludir a este nível.

Com o assumido objetivo de conquistar o primeiro título da carreira em torneios do Grand Slam, o número três mundial não correspondeu ao favoritismo que lhe era apontado (se já era um dos maiores candidatos à vitória em Melbourne, ainda mais se tornou com a deportação de Novak Djokovic) e não conseguiu oferecer resistência suficiente a um Shapovalov que se destacou pela consistência ofensiva.

O alemã de 24 anos apresentou poucas soluções e deixou-se ser presa fácil com uma pancada de direita cruzada que pretendia explorar a esquerda de Shapovalov, mas apenas serviu de oportunidade para o canadiano contra-atacar com a direita. E ao fim de 2h24 sofreu a 15.ª derrota em 19 encontros frente a adversários do top 20 em torneios do Grand Slam — um registo bem diferente daquele que apresenta nas restantes categorias do circuito (65-51).

Quanto a Shapovalov, a vitória deste domingo traduziu-se na melhor da carreira a este nível e permitiu ao tenista natural de Tel Aviv avançar pela primeira vez para os quartos de final do Australian Open. Para ir um passo mais longe e igualar a sua melhor prestação em “Majors” (foi semifinalista de Wimbledon no último ano), terá de repetir aquela que foi a primeira grande vitória da carreira — no ATP Masters 1000 do Canadá — e eliminar Rafael Nadal.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share