MAIA — Gonçalo Falcão (1406 do ranking ATP) saiu derrotado na primeira ronda do qualifying do Maia Open após desaire frente ao belga Benjamin Dhoe (793º) pelos parciais de 2-6, 6-3 e 6-2.
Após um início de rompante do lisboeta (abriu o duelo com 5-0), o belga começou a entrar no encontro, equilibrou a contenda, e foi com apenas um break que decidiu o segundo parcial. A chave acabou por ser o nono e último jogo, quando Dhoe serviu para encerrar o set, já que Falcão recuperou de um 40-0 e dispôs de um break point, mas a corda da raqueta partiu na resposta e hipotecou as suas chances.
Chegada a hora da decisão, sucedeu-se o oposto do início do embate: foi o mais cotado a conseguir uma vantagem folgada (4-0) e carimbou o acesso à ronda de apuramento para o quadro principal, onde irá defrontar o italiano Lorenzo Bocchi, carrasco de Henrique Petiz minutos antes.
Finda a participação em singulares, Gonçalo Falcão tem agora a competição de pares para disputar neste primeiro Maia Open, com Duarte Vale como parceiro. Recorde-se que Falcão é o 423 do mundo na variante e é o quinto melhor classificado entre os portugueses.