Nuno Borges, Francisca Jorge e Jean Paul Melo no Jamor para defenderem os títulos de campeões nacionais

Nuno Borges e Francisca Jorge vão defender os títulos de campeões nacionais absolutos no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, entre os dias 7 e 13 de novembro, no Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto. Já de 12 a 13 apura-se o vencedor do Campeonato Nacional de Ténis em Cadeira de Rodas/Taça Angelini, cujo campeão em título é Jean Paul Melo. O torneio é aberto ao público e a entrada gratuita.

A “prova rainha” do ténis nacional distribuirá um total de 22.000 euros em prémios monetários (mais alojamento para os jogadores) e reunirá alguns dos melhores tenistas do país.

A protagonizar a melhor temporada da carreira, Nuno Borges vai chegar ao Jamor na melhor classificação de sempre — joga na sexta-feira os quartos de final do Challenger de Tenerife, nas Ilhas Canárias, e uma vitória sobre o ex-top 10 Fernando Verdasco fará dele o novo membro do top 250 — e como principal candidato ao título que conquistou pela primeira vez em 2020, no Complexo de Ténis do Monte Aventino, no Porto.

De regresso ao local onde em abril disputou a primeira final da carreira no circuito Challenger, mas em terra batida, o maiato de 26 anos não será o único titulado a ir a jogo: Frederico Gil, vencedor em 2004, 2006, 2007 e 2019 (é dele o recorde de maior intervalo entre títulos) também está inscrito, tal como os vice-campeões Tiago Cação (2020), Francisco Cabral (2015, 2016 e 2019) e Gonçalo Falcão (2011), que está no qualifying.

São ainda de destacar as inscrições de Pedro Araújo (728.º ATP e recém-semifinalista do Loulé Open) e Luís Faria (776.º ATP, que se estreou em meias-finais de torneios internacionais em Sintra), bem como de Fábio Coelho (1008.º e vice-campeão do Almada Caparica Open em julho), para já na lista de alternates, e dos jovens Miguel Gomes (jogou os torneios júnior de Roland-Garros, Wimbledon e US Open depois de ser finalista do Banana Bowl), Henrique Rocha (atual campeão nacional de sub 18) e Jaime Faria (vice-campeão nacional de sub 18).

No quadro feminino, Francisca Jorge, número um portuguesa e 378.ª classificada no ranking WTA, será a grande favorita ao título fruto dos quatro títulos conquistados nas últimas edições.

À vimaranense, de 21 anos, juntam-se a algarvia Inês Murta (“vice” em 2014, 2015 e 2020) e a irmã mais nova de Francisca Jorge, Matilde Jorge (vice-campeã nacional absoluta em 2019 e atual campeã nacional de sub 18), enquanto no qualifying estão, para já, Maria Santos (vice-campeã nacional de sub 18), Matilde Morais e as atuais campeãs nacionais de sub 16 (Maria Garcia) e sub 14 (Angelina Voloshchuk).

O Campeonato Nacional de Ténis em Cadeira de Rodas/Taça Angelini Farmacêutica também contará com a presença do campeão em título, Jean Paul Melo, tal como do vice-campeão, João Couceiro, e de Carlos Leitão (soma oito títulos), João Sanona, José Sousa, Francisco Aguiar, Joaquim Leitão e Fábio Reis.

O sorteio dos qualifyings do Campeonato Nacional Absoluto será feito na manhã de domingo (7 de novembro), após o sign-in obrigatório, enquanto os quadros principais serão conhecidos na segunda-feira (8 de novembro) pelas 11 horas. As finais de singulares estão marcadas para sábado, dia 13 de novembro, a partir das 10 horas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share