Os portugueses Pedro Araújo, Duarte Vale, Fábio Coelho e Henrique Rocha alcançaram, esta segunda-feira, as melhores classificações das respetivas carreiras no ranking ATP ao registarem as subidas mais significativas da semana entre a comitiva lusa.
Aos 19 anos, Pedro Araújo viu ser contabilizado o ponto relativo à passagem à segunda ronda do ITF de 25.000 dólares de Setúbal e ganhou 18 posições para chegar ao 780.º lugar, ultrapassando Luís Faria (que desceu sete e é 784.º) e Fred Gil (caiu para 804.º). Mas a grande subida do lisboeta acontecerá na próxima segunda-feira, dia em que os seis pontos conquistados com a chegada às meias-finais no Loulé Open serão contabilizados e o farão subir mais de 50 posições.
Não muito atrás de Pedro Araújo surge Duarte Vale, que apesar de não ter adicionado pontos à classificação ganhou 19 lugares e ocupa o 852.º posto, uma marca que será superada de forma significativa na próxima semana, quando lhe forem adicionados os seis pontos que ganhou ao atingir a final do ITF de 15.000 dólares de Naples, nos EUA.
Fábio Coelho também adicionou um ponto com a campanha no Setúbal Open (alcançou a segunda ronda) e assim assugurou uma subida de 34 lugares que o coloca pela primeira vez na carreira entre os 1.000 melhores classificados, precisamente no milésimo posto.
Quem também chegou à segunda ronda em Setúbal e com isso subiu no ranking foi Henrique Rocha, jovem de 17 anos que de um ponto — conquistado ainda com 16 anos ao passar à segunda e última ronda do qualifying do Oeiras Open 2, em abril — passou para dois e assim subiu do 1836.º lugar para o 1553.º.
Entre os 10 primeiros classificados há ainda a assinalar as subidas de João Sousa (176.º), João Domingues (224.º), Nuno Borges (268.º, igualando a melhor classificação da carreira) e Gonçalo Oliveira (306.º) e as descidas de Pedro Sousa (144.º), Frederico Silva (205.º), Gastão Elias (222.º) e Tiago Cação (499.º).