A portuguesa Inês Murta ficou esta terça-feira muito perto de aceder ao quadro principal do Santarém Ladies Open. A tenista lusa chegou a dispor de match points na última ronda da fase de qualificação do ITF de 25 mil dólares português, mas acabou derrotada por Ekaterina Shalimova (500.ª WTA) com os parciais de 6-2, 4-6 e 14-12.
Depois de um primeiro parcial menos conseguido, a tenista portuguesa foi capaz de igualar a contenda num segundo set rico em breaks e onde Murta esteve quase sempre a comandar o marcador. No match tiebreak, a tenista lusa venceu os cinco primeiros pontos e chegou a dispor de cinco oportunidades para fechar o embate, mas não conseguiu capitalizar na vantagem de 9-5. Mais tarde, Murta ainda teve um sexto match point a 12-11, mas perdeu os três pontos seguintes e também o encontro.
O desaire de Inês Murta fecha a porta a que mais tenistas portugueses entrem no quadro principal, já que era a única ainda em competição no qualifying. A jornada desta terça-feira em Santarém marca ainda a estreia de Mafalda Guedes no quadro principal, para o qual recebeu um wild card, frente à ucraniana Daria Snigur. Também no torneio de pares as tenistas portuguesas vão competir esta terça-feira, com Francisca Jorge a jogar ao lado da irmã, Matilde, e Mafalda Guedes ao lado de Matilde Morais. Inês Murta vai fazer dupla com Olga Parres Azcoitia, Ana Filipa Santos faz parceria com Sathwika Sama e Madalena Amil joga ao lado de Beatrice Laura Pirtac.