Clara Tauson ergue segundo troféu da temporada no Luxemburgo

A época de 2021 continua a ser pincelada em tons de dourado para a dinamarquesa Clara Tauson. Depois de ter conquistado o primeiro título WTA da carreira em Lyon, em março, a jovem de 18 anos — na época passada venceu um torneio de 15 mil dólares em Oeiras — venceu este domingo o segundo torneio ao mais alto nível, no Luxemburgo.

Na final da prova, Tauson derrotou a terceira cabeça de série, Jelena Ostapenko (30.ª WTA) por 6-3, 4-6 e 6-4, em duas horas e cinco minutos de encontro. A tenista nórdica teve de recuperar da desvantagem de um break no terceiro set para confirmar o triunfo sobre uma tenista 40 lugares acima na hierarquia mundial.

O caminho de Clara Tauson até ao título:

  • R1: 6-2 e 6-2 vs. Astra Sharma (112.ª WTA)
  • R2: 6-4, 3-6 e 7-6[1] vs. Ekaterina Alexandrova (33.ª WTA)
  • QF: 6-3 e 6-2 vs. Marie Bouzkova (84.ª WTA)
  • SF: 6-4, 2-6 e 6-4 vs. Marketa Vondrousova (35.ª WTA)
  • F: 6-3, 4-6 e 6-4 vs. Jelena Ostapenko (30.ª WTA)

A concluir uma semana em que derrotou três tenistas do top 40, Tauson arrancou em grande estilo na final. A dinamarquesa não enfrentou qualquer break point durante o primeiro set e comandou o encontro com o serviço. Com apenas quatro pontos perdidos com o ‘saque’ em todo o parcial e muito assertiva na resposta à segunda bola de Ostapenko, Tauson converteu dois de três break points para se adiantar no marcador.

A resposta da ex-campeã de Roland-Garros chegou no segundo parcial. Tauson teve um break point para avançar para o 3-1, mas Ostapenko saiu da situação de maior aperto e manteve tudo empatado. A letã foi depois mais eficaz quando teve as primeiras oportunidades e precisou de apenas dois break points para conseguir a quebra de serviço necessária para empurrar o encontro para o terceiro set.

A maior experiência de Ostapenko e o melhor momento no encontro pareciam ser suficientes para a número 30 mundial consumar a reviravolta, já que esta conseguiu o primeiro break do terceiro set. A liderar por 2-1, a tenista de 24 anos voltou ao court para tentar confirmar o break conseguido previamente, mas Tauson respondeu com mestria, fez o contra-break e eliminou dois break points no jogo seguinte para passar a liderar por 3-2.

Até à reta final do embate, as duas tenistas mantiveram-se taco a taco e sem consentirem oportunidades para que os seus serviços fossem comprometidos. Com um jogo tranquilo, Tauson avançou para o 5-4 e colocou toda a pressão do lado de lá da rede. Chamada a servir para se manter na discussão da final, Ostapenko tremeu e os primeiros três championship points surgiram ao 0-40 para Tauson. O primeiro ainda foi eliminado pela letã, mas a jovem dinamarquesa conseguiu converter a segunda oportunidade e selou a conquista de mais um troféu.

As finais jogadas por Clara Tauson no circuito WTA:

[table id=93 /]

Agora com dois títulos WTA no currículo, ambos em 2021 (venceu ainda um WTA125 em Chicago), Clara Tauson prepara-se para atingir um novo máximo de carreira na próxima segunda-feira. A tenista de 18 anos vai subir 18 posições e cimentar-se no 52.º lugar, à porta das 50 primeiras do Mundo. Jelena Ostapenko, ex-número cinco na hierarquia, vai subir uma posição e instalar-se no 29.º posto.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share