Roménia 0-1 Portugal: João Sousa dá vantagem à seleção nacional em Cluj-Napoca

Belarus Tennis

A seleção portuguesa entrou este sábado com o pé direito em mais um embate da Taça Davis. Na deslocação a Cluj-Napoca, na Roménia, a comitiva liderada por Rui Machado conquistou o primeiro ponto da eliminatória por intermédio de João Sousa, que bateu Filip Cristian Jianu (317.º ATP), número dois romeno, por 6-3 e 7-5.

Em busca de um lugar nas Davis Cup Qualifiers em 2022, a seleção portuguesa contou com uma bela exibição do vimaranense no encontro de estreia. Sousa foi quase sempre o melhor tenista em court — exceção para o único jogo em que acabou por sofrer o break — e foi bem sucedido na tentativa de comandar os pontos com a direita e obrigar Jianu a movimentar-se de um lado para o outro.

Apesar de estar por cima no encontro, João Sousa só conseguiu a quebra de serviço no sexto jogo do primeiro parcial. O break almejado foi suficiente para que o tenista de Guimarães carimbasse a vitória na primeira partida e ficasse mais perto de dar vantagem a Portugal no confronto.

No segundo set, Jianu chegou a abrir uma vantagem de 3-1, mas João Sousa voltou a ditar o ritmo do encontro e fez de imediato o contra-break. O português ainda espreitou uma nova quebra de serviço pouco depois, mas não conseguiu concretizar e teve depois de servir para se manter na discussão do parcial, algo que conseguiu com sucesso.

Com o resultado em 5-5, João Sousa voltou ao ataque e procurou desequilibrar Jianu, sempre com a direita a comandar os pontos e também a introduzir variações em slice. A estratégia acabou por surtir efeito e Sousa, com ajuda de alguns erros não-forçados do adversário, chegou ao break que lhe permitiu servir de seguida para a vitória.

Em vantagem na eliminatória, Portugal poderá ainda este sábado colocar-se a apenas um ponto de garantir a vitória final no confronto e de manter o sonho do apuramento para as Davis Cup Qualifiers vivo. Para isso, Gastão Elias (215.º) terá que se superiorizar ao número um romeno, Marius Copil (250.º), naquele que é o regresso do tenista da Lourinhã à Taça Davis pela primeira vez desde março de 2019.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share