Luís Faria quebra malapata e garante primeiras meias-finais da carreira em Sintra

Beatriz Ruivo/FPT

Por mares nunca dantes navegados vai estar Luís Faria em Sintra. O tenista português começou a semana na fase de qualificação, mas garantiu esta sexta-feira o apuramento para as meias-finais de singulares e quebrou assim uma barreira na carreira: à nona tentativa, o tenista de 22 anos ultrapassou pela primeira vez uns quartos de final ao nível sénior e vai disputar as primeiras meias-finais da carreira.

Derrotado nas oito ocasiões anteriores em que disputou esta fase de um torneio, Luís Faria não entrou nada bem no encontro e o norte-americano Felix Corwin (509.º ATP) precisou de apenas 34 minutos para fechar o primeiro parcial. Contudo, numa luta até ao último ponto, o número 819 do Mundo operou a reviravolta e cerrou o punho ao fim de duas horas e 47 minutos, perante os parciais de 0-6, 7-6[4] e 6-4.

Após uma primeira partida sem história, Faria começou a construir algum ímpeto no embate na fase inicial do segundo set, ao quebrar o serviço de Corwin para abrir uma vantagem de 3-0. O português manteve-se à frente durante algum tempo, mas veio a perder o break de avanço quando Corwin devolveu a gentileza no sétimo jogo.

Mais tarde, com o resultado em 5-5, o tenista natural de Guimarães teve de eliminar um break point para colocar a pressão toda do lado do norte-americano, que não quebrou e forçou o tiebreak. Entre a espada e a parede, Luís Faria arrancou de forma excelente no desempate e chegou a vencer por 4-1, mas Corwin respondeu e deixou tudo empatado a quatro. O tenista português voltou então a assumir as rédeas dos pontos seguintes e venceu três em série para empurrar a partida para o terceiro parcial.

Ao abrir o terceiro set, Luís Faria teve logo break points, mas foram eliminados por Corwin. Pouco depois, o português confirmou a ameaça e quebrou o serviço do oponente para adquirir uma vantagem importante e que ficou ainda maior quando um segundo break foi alcançado no sétimo jogo. A servir a 5-2 para a vitória, Luís Faria sofreu o contra-break e o encontro prolongou-se por mais uns minutos, até que o português voltou a servir para vencer a 5-4 e, apesar de ter cometido uma dupla falta no primeiro match point, fechou o encontro nas vantagens.

Após oito desaires em quartos de final ao nível sénior (três para Fred Gil e um para Nuno BorgesDaniel RodriguesLucas PoullainJulius Tverijonas Tiago Cação), Luís Faria está finalmente apurado para umas meias-finais e atinge um novo marco na carreira. O tenista de 22 anos vai agora medir forças com o britânico Paul Jubb (476.º ATP), que venceu o norte-americano Govind Nanda (483.º ATP) por 6-3, 3-6 e 6-2. Em cima da mesa está ainda a possibilidade de uma final portuguesa entre Faria e Duarte Vale.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share