Djokovic repete receita da final de Wimbledon para se apurar para as meias-finais do US Open

Jed Jacobsohn/USTA

Novak Djokovic está um passo mais perto do histórico Grand Slam. O tenista sérvio repetiu na madrugada desta quinta-feira a receita da final de Wimbledon para voltar a superar Matteo Berrettini (8.º ATP) e se apurar para as meias-finais do US Open. Tal como no All England Club, o líder do ranking mundial perdeu o primeiro set, mas operou a reviravolta e venceu por 5-7, 6-2, 6-2 e 6-3 em três horas e 30 minutos de encontro.

Berrettini, que procurava no Arthur Ashe Stadium repetir o feito da compatriota Roberta Vinci, que surpreendeu Serena Williams em 2015 e impediu a norte-americana de vencer os quatro Grand Slams num ano civil, começou da melhor forma possível. O italiano descobriu um passing shot cruzado de direita para quebrar o serviço de Djokovic ao fim de mais de uma hora de encontro e serviu com sucesso para a conclusão da primeira partida.

No quarto encontro entre ambos, terceiro em 2021 (depois da final de Wimbledon e dos quartos de final de Roland-Garros), Djokovic voltou a sorrir. O sérvio reagiu à desvantagem no segundo set, onde elevou o acerto do primeiro serviço e reduziu em grande escala o número de erros não-forçados (tinham sido 17 na primeira partida e foram apenas três na segunda) para igualar o encontro.

Apesar da direita temível, Berrettini teve dificuldades em encontrar forma de voltar a pegar no encontro. O italiano deu por si rapidamente em desvantagem no terceiro set, que teve de ser concluído já com a cobertura do Arthur Ashe Stadium fechada, uma vez que a chuva ameaçava no plano de fundo, e não conseguiu recuperar desse défice. Numa exibição em claro crescendo, Djokovic desferiu o golpe final quando Berrettini servia a 0-1, 30-40. O sérvio converteu o break point com um passing shot de direita e arrancou para o triunfo.

Impedido de atingir o Golden Slam, já que perdeu nas meias-finais dos Jogos Olímpicos para Alexander Zverev, Novak Djokovic procura agora ser o primeiro homem desde 1969 a vencer os quatro torneios Major num único ano, um feito alcançado pelo australiano Rod Laver. O tenista de 34 anos aumentou a senda de vitórias consecutivas em encontros do Grand Slam para 26, lidera agora o confronto direto com Berrettini por 4-0 e continua invicto em quartos de final em Flushing Meadows, onde vai disputar as meias-finais pela 12.ª vez na carreira. O próximo adversário de Djokovic é aquele que o tirou da corrida pelo ouro em Tóquio: Alexander Zverev, que derrotou Lloyd Harris (46.º ATP) por 7-6[6], 6-3 e 6-4.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share