London calling é o resumo diário que o Raquetc prepara sobre a ação que aconteceu nos courts do All England Club. A jornada desta quarta-feira em Roehampton contou com 78 embates da fase de qualificação de Wimbledon, um dos quais terminou com vitória portuguesa. Vai faltar à chamada?
No dia em que Frederico Silva se apurou para a terceira e última ronda do qualifying, que será jogada no formato à melhor de cinco sets, o grande destaque no quadro masculino é outro: a retirada de Viktor Troicki. Depois de ter superado a primeira ronda, o sérvio cedeu em uma hora e 54 minutos para o norte-americano Brandon Nakashima — 6-2, 5-7 e 6-3 — e colocou um ponto final na carreira, aos 35 anos.
Ainda na competição masculina, Ernests Gulbis está à porta do quadro principal. O tenista da Letónia conquistou a segunda vitória em Roehampton e de forma esclarecedora, ao derrotar o terceiro cabeça de série, Andrej Martin, por 6-1 e 6-2. Na jornada desta quarta-feira destacou-se ainda a vitória de Anton Matusevich, número 454 mundial, sobre Carlos Taberner. O britânico venceu por 6-4 e 6-1 e está a um triunfo de se estrear no quadro principal de Wimbledon.
Para além de Martin e de Taberner, a lista de cabeças de série afastados esta quarta-feira inclui: Thiago Seyboth Wild (6-3, 6-7[3] e 7-5 frente a Marco Trungelliti), Damir Dzumhur (6-2 e 7-6[2] frente a Alex Molcan) e Hugo Dellien (6-3 e 7-6[4] frente a Daniel Masur).
Olhando à competição no feminino, a vitória arrasadora de Tsvetana Pironkova salta logo à vista. A búlgara bateu Usué Arconada em apenas 58 minutos, por 6-1 e 6-0. Para além disso, uma segunda vitória de Beatriz Haddad Maia também é ponto de destaque. A tenista brasileira derrotou Ysaline Bonaventure, 21.ª cabeça de série, por 7-6[2] e 6-1 e está mais perto de entrar no quadro principal. Ainda a disputar a primeira ronda esteve a australiana Ellen Perez, treinada por Maria João Koehler, que surpreendeu Leonie Kung — 7-5 e 7-5 — e se apurou para a segunda eliminatória.
No balanço da jornada para as cabeças de série, há mais tenistas pré-designadas a serem afastadas para além de Bonaventure: Stefanie Voegele (7-6[8] e 6-3 frente a Asia Muhammad), Irina Maria Bara (5-7, 6-2 e 6-3 frente a Cristina Bucsa), Katarina Zavatska (6-2 e 6-3 frente a Julia Grabher), Sara Errani (3-6, 7-6[2] e 6-1 frente a Storm Sanders), Kamilla Rakhimova (6-3 e 6-2 frente a Priscilla Hon), Mayar Sherif (6-4 e 6-3 frente a Jule Niemeier), Maddison Inglis (7-6[0], 6-7[4] e 6-1 frente a Lesley Kerkhove) e Harmony Tan (6-4, 3-6 e 6-2 frente a Varvara Lepchenko).