Frederico Silva volta a triunfar e está a uma vitória do quadro principal de Wimbledon

Beatriz Ruivo/FPT

Frederico Silva está à porta do quadro principal de Wimbledon. O tenista português somou esta quarta-feira a segunda vitória em Roehampton, onde se disputa a fase de qualificação, e garantiu um lugar na terceira e última ronda da primeira fase da competição.

O número três português, que tinha alcançado a segunda ronda do qualifying em 2016, o único ano em que disputou Wimbledon anteriormente, bateu o egípcio Mohamed Safwat (172.º ATP) em dois sets, por 7-5 e 6-3, ao fim de uma hora e 27 minutos de encontro. Depois de um arranque de encontro atribulado, o pupilo de Pedro Felner conseguiu estabilizar o seu jogo na relva de Roehampton e assumir as rédeas do embate.

Safwat fez o primeiro break no jogo inaugural, mas Frederico Silva respondeu com três jogos consecutivos e passou a ter ele a vantagem de um break. Contudo, o tenista de 30 anos fez o contra-break e repôs a igualdade no marcador. Até ao final do parcial, o tenista das Caldas da Rainha ainda espreitou a quebra de serviço no oitavo jogo, mas foi só quando Safwat servia a 5-6 e ao terceiro set point que o atleta luso fechou a primeira partida.

Galvanizado pela vitória no primeiro set, Frederico Silva podia ter quebrado o ‘saque’ ao adversário logo no segundo jogo do segundo parcial. Porém, Safwat eliminou três break points e segurou o jogo de serviço. Assim que teve de voltar a servir, o egípcio voltou a ter dificuldades e o tenista português colocou novamente a pressão do lado do africano, que não conseguiu evitar a quebra de serviço. Até ao final, o número 176 do ranking ATP segurou a vantagem de um break e desperdiçou os primeiros dois match points quando Safwat serviu a 2-5. No jogo seguinte, Frederico Silva confirmou o triunfo com um jogo de serviço tranquilo.

Num embate onde assinou 26 winners e venceu 73% dos pontos jogados com o primeiro serviço, o caldense assegurou um lugar na terceira e derradeira ronda de qualificação. O próximo adversário de Frederico Silva é o francês Benjamin Bonzi, número 118 do ranking ATP e nono cabeça de série do qualifying, que bateu Daniel Altmaier (168.º) por 6-4 e 6-3.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share