Federer cai cedo em Halle e compromete preparação para Wimbledon

Caiu por terra a intenção de Roger Federer ganhar o máximo de ritmo possível na relva antes de atacar o torneio de Wimbledon, com o tenista suíço de 39 anos a ser derrotado antes dos quartos de final de Halle pela primeira vez em 19 participações, ao ceder pelos parciais de 4-6, 6-3 e 6-2 para Félix Auger-Aliassime (número 21 do ranking mundial).

No primeiro duelo da carreira com o canadiano, que também nasceu a 8 de agosto, mas 19 anos mais tarde, Federer começou por se adiantar numa primeira partida típica do ténis de relva, com uma eficácia premenda que lhe permitiu salvar os quatro pontos de break que enfrentou e converter o único que criou, ao 3-3, para ganhar vantagem no marcador.

Mas no segundo set o encontro mudou. Recém-finalista do ATP 250 de Estugarda, onde discutiu e perdeu a oitava final da carreira no circuito ATP, Auger-Aliassime foi paciente, não se deixou abalar pelas várias oportunidades de break que não aproveitou e ao sexto jogo consumou a quebra de serviço que iniciou a reviravolta. Frente a frente com o seu ídolo de infância pela primeira vez, o jovem canadiano passou a ditar o rumo dos acontecimentos e depois de fechar a segunda partida tomou conta do serviço de Federer, que irreconhecível deixou de constituir oposição e não voltou a conseguir causar dificuldades.

A derrota desta quarta-feira constitui a primeira vez em 18 participações que Roger Federer deixa o torneio de Halle antes dos quartos de final. Atualmente com 39 anos, o suíço venceu 10 das 13 finais que disputou no torneio alemão (é o evento onde conta com mais títulos), mas terá de viajar para Londres com uma curta passagem pela relva depois de uma semana que era vista como fundamental para abordar a preparação para Wimbledon, o maior objetivo da sua temporada.

Quanto a Félix Auger-Aliassime, vai discutir o apuramento para as meias-finais do Noventi Open com o vencedor do duelo entre o alemão Jan-Lennard Struff (responsável pela eliminação do primeiro cabeça de série, Daniil Medvedev) e o norte-americano Marcos Giron.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share