Gastão Elias entra com o pé direito no Oeiras Open 125

Sara Falcão/FPT

OEIRAS — Depois de Frederico Silva, também Gastão Elias carimbou o apuramento para a segunda ronda do quadro principal de singulares do ATP Challenger 125 Oeiras Open, ao derrotar o norte-americano Maxime Cressy (153.º) em dois sets, por 7-6(3) e 6-4.

Era um encontro que se avizinhava difícil e com pouco ritmo devido ao estilo de jogo do norte-americano de origem francesa (com uso recorrente do serviço-volley). Gastão Elias, atual 313 do ranking ATP mas outrora 57, aceitou o desafio tático e mental para se impor em apenas dois sets.

No primeiro, Cressy até foi o único a dispor de break points (5), mas o lourinhanense sobressaiu nos pontos importantes e ainda almejou três mini-breaks no jogo decisivo (depois de ter entrado no tie-break a perder o serviço). A palavra de ordem para o português de 30 anos era assegurar o golpe de saída e aproveitar as poucas aberturas dadas pelo gigante de 1,98 metros, utilizando frequentemente as respostas baixas para dificultar a execução dos volleys do oponente.

Foi o que conseguiu no segundo parcial: Elias quebrou no quinto jogo e parecia ter feito o mais complicado. Só que quando foi servir não colocou a primeira bola e consentiu de imediato a vantagem adquirida. Ainda assim, sempre focado e ciente do que estava do outro lado da rede, o finalista do primeiro Challenger 50 disputado no Jamor, em Abril, voltou a dispor de chances para voltar para a frente do marcador. Cressy (que disparava segundos serviços à velocidade dos primeiros, e quase sempre a mais de 200km/h) ainda salvou um “match point virtual”, mas ao segundo fez uma dupla falta fulcral para o desfecho do embate.

A servir para conquistar o triunfo, e pela segunda vez em vantagem, Gastão Elias desta vez não facilitou. Fez um winner de direita, o terceiro ás, um serviço ganhante e fechou o encontro da primeira ronda na rede. Na segunda ronda, na quarta-feira, medirá forças ou com Federico Coria, terceiro cabeça-de-série, ou com Alex Molcan, vindo da fase de qualificação e a quem derrotou nos quartos de final da caminhada para a última final da carreira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share