Cameron Norrie surpreende Garin e é o primeiro semifinalista do Millennium Estoril Open

Millennium Estoril Open

O britânico Cameron Norrie (50.º ATP) é o primeiro tenista apurado para as meias-finais do Millennium Estoril Open. O tenista de 25 anos, que na semana passada só foi travado nos quartos de final em Barcelona por Rafael Nadal, surpreendeu o chileno Cristian Garin (22.º ATP), segundo cabeça de série, com os parciais de 3-6, 7-5 e 6-3.

O tenista britânico teve problemas com o primeiro serviço durante o parcial inaugural, tendo ganho apenas 42% dos pontos jogados com a primeira bola. Ainda assim, Norrie teve quatro oportunidades para quebrar o serviço a Garin no quinto jogo e se adiantar no marcador, mas o chileno guardou os melhores serviços para as alturas de aperto e eliminou cada um dos break points. No jogo seguinte, Garin precisou de apenas duas oportunidades para quebrar o serviço a Norrie e caminhar para o triunfo no parcial.

A segunda partida foi extremamente equilibrada. Garin continuou demasiado dependente do primeiro serviço e a ter dificuldades quando obrigado a jogar a segunda bola, mas a principal diferença prendeu-se com a resposta. O chileno não conseguiu descobrir uma maneira de contornar a subida de nível de Norrie no serviço e acabou por ceder quando já se aproximava o tiebreak. Depois de ter salvo três break points para chegar ao 4-4, Garin não conseguiu salvar um quarto quando servia a 5-6 e o menor cotado forçou uma terceira partida.

Sem se deixar abalar, Garin parecia muito bem encaminhado para voltar a assumir o controlo do encontro quando quebrou o serviço a Norrie logo a abrir o terceiro set. Contudo, o que se seguiu foi verdadeiramente desastroso. O chileno foi quebrado de volta e ainda teve três break points para novo contra-break, mas não conseguiu capitalizar e o desconforto em court foi evidente durante praticamente todo o terceiro parcial. Mais coeso, Norrie aproveitou o pior momento de Garin no encontro para desferir um segundo break que acabou por fazer a diferença.

Apurado para as meias-finais de um torneio ATP pela oitava vez na carreira, Cameron Norrie fica agora à espera do vencedor do confronto entre Marin Cilic (42.º ATP) e Kevin Anderson (105.º ATP). O britânico aumentou ainda a vantagem no confronto direto sobre Garin para 2-0 (2-1 se considerarmos o embate no torneio de juniores de Roland Garros, em 2013) e assinou a 17.ª vitória em 25 encontros disputados em 2021.

Notícia atualizada pela última vez às 13h50.

Total
3
Shares
Total
3
Share