Shapovalov paga caro pela inconsistência e despede-se do Millennium Estoril Open

Millennium Estoril Open

O primeiro cabeça de série do Millennium Estoril Open está fora da prova. Denis Shapovalov, número 14 mundial, não teve a melhor das estreias e acabou derrotado pelo francês Corentin Moutet (73.º ATP) por 6-4, 2-6 e 6-4.

A fase inicial do encontro parecia prometedora para o tenista canadiano, que não cedeu qualquer ponto nos primeiros dois jogos de serviço e esteve muito perto de quebrar o serviço a Moutet. Contudo, com o avançar do set, começaram a surgir vários erros não-forçados por parte do tenista de 22 anos. Ainda assim, Shapovalov dispôs de mais três break points no sexto jogo, mas não aproveitou e Moutet precisou de apenas um para fazer o break que lhe valeu a vitória na primeira partida.

O segundo parcial trouxe a resposta de Shapovalov e em grande nível. O canadiano jogou o melhor ténis em todo o encontro e teve uma segunda partida praticamente irrepreensível. Shapovalov enfrentou apenas um break point no terceiro jogo, que conseguiu eliminar, e massacrou o segundo serviço de Moutet. O francês não teve um antídoto para a agressividade do melhor cotado e o primeiro cabeça de série fechou o parcial em grande estilo, com um passing shot de esquerda que certamente faria as bancadas levantarem-se caso houvesse público.

Depois de um grande segundo set, a inconsistência voltou a atingir Shapovalov. O canadiano até deu uma grande resposta ao break sofrido no primeiro jogo do terceiro set e venceu três jogos consecutivos para passar a liderar com um break de vantagem. Contudo, os erros não-forçados começaram a aparecer novamente de todos os lados e Moutet, que minutos antes recebia um warning por ter deixado as emoções traduzirem-se numa bola a voar para fora do recinto, regressou ao encontro. O francês quebrou o serviço de Shapovalov (que tem agora um registo de 9-12 contra jogadores canhotos) por duas vezes consecutivas e confirmou cada um deles com um jogo de serviço em branco, o que lhe valeu o triunfo ao fim de pouco mais de duas horas em court.

Consumada a surpresa perante um dos seus bons amigos no circuito, Corentin Moutet atinge os quartos de final na estreia no Millennium Estoril Open. O tenista francês de 22 anos, que está numa fase tão adiantada de um evento ATP pela segunda vez em 2021, aguarda pelo vencedor do embate entre Albert Ramos (46.º ATP) e o compatriota Pierre-Hugues Herbert (86.º ATP).

Notícia atualizada pela última vez às 16h28.

Total
1
Shares
Total
1
Share