Uma estreia de sonho em torneios ATP para Nuno Borges. Depois de ser convidado pela organização do Millennium Estoril Open para disputar a fase de qualificação, o tenista maiato foi o primeiro a entrar em court na edição de 2021 do ATP 250 português e garantiu este sábado o acesso à segunda e última ronda do qualifying. No primeiro embate da carreira em torneios do principal circuito, Borges bateu o britânico Liam Broady (137.º ATP), oitavo cabeça de série, por 6-3 e 7-5.
Apesar de ser a estreia a este nível, Nuno Borges mostrou os seus argumentos e conseguiu contrariar o ténis do britânico, que assenta o jogo na potência do primeiro serviço e que tem vindo a realizar um dos melhores arranques de época da carreira. Com uma exibição muito madura, o tenista de 24 anos controlou com o primeiro serviço – venceu 87% dos pontos jogados com a primeira bola (34/39) – e foi agressivo nas respostas. Broady, que não teve um dia tão inspirado no que ao ‘saque’ diz respeito, teve dificuldades para lidar com a qualidade da resposta de Borges e acabou por enfrentar um total de 12 break points – três foram convertidos pelo português – ao longo do encontro.
As primeiras oportunidades para o tenista luso surgiram logo no terceiro jogo da primeira partida, mas Broady eliminou os dois break points que enfrentou. No jogo seguinte, foi a vez de Nuno Borges ter que enfrentar dois break points, mas o maiato deu a volta ao 15-40, empatou o parcial a dois e avançou mesmo para o break no jogo seguinte. Com um controlo total do encontro, o número 331 mundial teve um novo break point para poder chegar ao 5-2, mas Broady conseguiu evitar que tal acontecesse. Ainda assim, o britânico nada pôde fazer para impedir um segundo break quando servia a 5-3 para se manter na discussão do set.
Em vantagem no marcador, Nuno Borges não se acomodou e manteve a pressão no adversário. O maiato teve dois break points logo no segundo jogo do parcial, mas não conseguiu capitalizar. Pouco depois, Broady chegou ao terceiro break point – e último – no encontro, mas Borges voltou a sair por cima e avançou para o 3-2. Num parcial muito equilibrado, o tenista português continuou a criar ocasiões para chegar ao break decisivo, mas o britânico voltou a sair por cima no oitavo jogo após ter enfrentado um 15-40. Com o parcial em 5-5, Borges conseguiu um jogo de serviço em branco para chegar ao 6-5 e colocar a pressão toda do lado do adversário. Broady começou bem o jogo de serviço, ao abrir uma vantagem de 30-0, mas Nuno Borges manteve a pressão e inverteu a desvantagem. Ao primeiro match point, o tenista de 24 anos confirmou aquela que é a maior vitória da carreira.
O triunfo deste sábado deixa Nuno Borges a uma vitória de garantir o acesso ao quadro principal do Millennium Estoril Open. O luso regressa ao court este domingo para defrontar o vencedor do embate entre Roberto Carballes Baena (91.º ATP), segundo cabeça de série no qualifying, e Henri Laaksonen (139.º ATP).
Notícia atualizada pela última vez às 13h13.