Nadal sobrevive a susto inicial e mantém vivo registo com 19 anos

O espanhol Rafael Nadal teve de trabalhar mais do que o que seria de esperar para entrar a vencer no ATP 500 de Barcelona, mas conseguiu cumprir o objetivo para esta quarta-feira. O maiorquino não jogou o ténis mais brilhante de sempre, mas conseguiu dar a volta ao bielorrusso Ilya Ivashka (111.º ATP), vencer por 3-6, 6-2 e 6-4 e manter vivo um registo que já dura há 19 anos.

Depois do desaire em Monte Carlo às mãos de Andrey Rublev, Nadal procurava o regresso às vitórias e ao mesmo tempo manter um registo incrível que possui desde que tem 15 anos de idade: nunca perder dois jogos consecutivos em terra batida. A última vez que tal aconteceu foi em março de 2002 e desde então Nadal já realizou 545 encontros no “pó de tijolo”, sempre com essa particularidade de nunca ter perdido dois de forma consecutiva.

Ainda assim, Ilya Ivashka colocou-se numa excelente posição para ditar o fim desse recorde quando venceu o primeiro parcial. O bielorrusso quebrou o serviço a Nadal logo no primeiro jogo, salvou um break point para chegar ao 2-0 e com muito ou pouco esforço, conseguiu manter-se longe de enfrentar break points e perto de fechar o parcial. Ao nono jogo, com Nadal a servir a 3-5, uma segunda quebra de serviço por parte do menor cotado – que converteu dois dos três break points que teve na primeira partida – ditou o fim do parcial.

A reação de Rafael Nadal era esperada no segundo set e o canhoto de Manacor fez questão de regressar ao court com toda a pujança. Uma quebra de serviço no primeiro jogo e outra no quinto deixaram Nadal muito bem posicionado para forçar um terceiro parcial e o maiorquino não desperdiçou a oportunidade. Numa exibição em constante crescendo, Nadal conseguiu o break decisivo no sétimo jogo do terceiro set e adiantou-se por 4-3. Pouco depois, Ivashka ainda eliminou um match point ao serviço, mas não conseguiu quebrar o serviço a Nadal logo a seguir e o número três mundial selou o triunfo.

Apesar de obrigado a um maior trabalho do que seria de prever, o primeiro cabeça de série do torneio catalão confirmou o favoritismo e garantiu um lugar na terceira ronda. Nadal fica agora à espera de Kei Nishikori (39.º ATP) ou Cristian Garin (22.º ATP).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share