Não foi um quadro nada simpático para as cores portuguesas aquele que foi sorteado esta sexta-feira em Melbourne, mas Pedro Sousa e Frederico Silva, os dois representantes lusos, não são os únicos com razões de queixa da sorte no Australian Open, que começa a 8 de fevereiro.
Se o lisboeta e o caldense ficaram a saber que vão enfrentar Stan Wawrinka e Nick Kyrgios, respetivamente, o campeão em título e recordista de títulos, Novak Djokovic, também não tem grandes motivos para sorrir.
Se na primeira ronda enfrenta Jeremy Chardy e depois pode ter como adversários Frances Tiafoe e Reilly Opelka, a partir dos oitavos de final o número um mundial pode ter sérios desafios pela frente, com um possível reencontro com Wawrinka (que o derrotou na final de 2014) a ser o grande destaque. Já nos quartos de final, o grande candidato a marcar encontro com ele é Alexander Zverev — que já o derrotou em duas ocasiões e ainda esta madrugada lhe deu muito trabalho na ATP Cup —, mas na mesma secção está o sempre perigoso e imprevisível Gael Monfils.
Quanto a Rafael Nadal, que procura o segundo título no Australian Open e primeiro desde 2009, vai começar a campanha com Laslo Djere, depois pode encontrar mais um sérvio (Viktor Troicki), seguido de Daniel Evans e para a quarta ronda tem emparelhamentos possíveis com Fabio Fognini e Alex de Minaur, a maior esperança do público da casa no quadro masculino. Caso chegue aos quartos de final, o maiorquino pode ter Stefanos Tsitsipas como adversário.
De salientar são algumas primeiras rondas muito promissoras: Grigor Dimitrov vs. Marin Cilic, Pablo Carreño Busta vs. Kei Nishikori, Denis Shapovalov vs. Jannik Sinner, Stefanos Tsitsipas vs. Gilles Simon e Matteo Berrettini vs. Kevin Anderson.
Possíveis quartos de final de acordo com os cabeças de série:
[1] Novak Djokovic vs. [6] Alexander Zverev[3] Dominic Thiem vs. [8] Diego Schwartzman
[7] Andrey Rublev vs. [4] Daniil Medvedev
[5] Stefanos Tsitsipas vs. [2] Rafael Nadal