Maria Inês Fonte soma a melhor vitória da carreira no regresso aos triunfos em Lousada

Beatriz Ruivo/FPT

A espera terminou: Maria Inês Fonte carimbou, esta quarta-feira, a primeira vitória do ano no circuito internacional e fê-lo em grande estilo, ao rubricar o melhor triunfo da carreira em termos de rankingpara avançar no Lousada Indoor Open II.

Aos 18 anos, a campeã nacional do escalão (que é a número 906 do ranking WTA) conseguiu pôr fim numa longa espera ao derrotar a holandesa Arianne Hartono (413.ª e sétima cabeça de série) por 6-2, 4-6 e 6-3.

Convidada pela organização para o quadro principal, a tenista maiata aproveitou um começo mais lento da adversária no capítulo do serviço para ganhar uma vantagem que aproveitou desde logo para construir a vitória no primeiro set, que dominou do início ao fim.

No segundo, a jogadora do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis superou um arranque perigoso e salvou pontos de break nos dois primeiros jogos de serviço, mas ao terceiro Hartono conseguiu ganhar vantagem pela primeira vez em todo o encontro. A liderança da “visitante” foi, no entanto, de curta duração, uma vez que Fonte nunca perdeu a concentração e lutou para devolver de imediato a quebra, que seria a segunda de cinco consecutivas — uma série só travada pela maior experiência da holandesa, que ao 10.º jogo conseguiu salvar dois pontos de break para segurar o “saque” e igualar o encontro.

Chamada a um terceiro set pela segunda semana consecutiva, Maria Inês Fonte regressou ao encontro de forma autoritária e venceu os três primeiros jogos (teve três pontos para chegar ao 4-0), ganhando uma vantagem que lhe permitiu gerir a evolução do parcial e manter-se na frente mesmo quando Hartono deu sinais de recuperação e complicou ligeiramente a conclusão do encontro.

Na semana passada, Fonte já tinha ficado muito próxima de garantir o regresso aos triunfos e também num encontro frente uma jogadora mais cotada (no caso, Katy Dunne, a 322.ª), mas tal como em algumas das prestações anteriores ficou a faltar-lhe mais discernimento — e também alguma sorte — nos momentos decisivos. Pré-pandemia a maiata também ficou perto de vencer uma jogadora com um ranking muito superior, na Fed Cup.

Com a primeira vitória da época no circuito internacional, Maria Inês Fonte juntou-se à compatriota e colega de treinos Francisca Jorge na segunda ronda do Lousada Indoor Open II, onde já sabe que terá como adversária a russa Alina Shcherbinina, número 954 WTA.

Total
0
Shares
Total
0
Share