Frederico Marques sobre João Sousa: “É um atleta top30 e acredito que vai lá voltar e superar-se”

Frederico Marques conhece João Sousa melhor do que ninguém e por isso mesmo continua a considerar o tenista vimaranense como um dos melhores do mundo e a depositar grandes esperanças nos próximos tempos de trabalho no circuito mundial.

Esta segunda-feira, na segunda edição das “Tertúlias do Ténis” promovidas pela Felner Tennis Academy nas redes sociais, o treinador português não hesitou em reiterar que “o João é um atleta do top 30 mundial, não só pelas semanas em que lá esteve mas pelos anos todos em que continua lá [sistematicamente no top 50 ou a rondá-lo] e pela quantidade de finais que já fez.”

“Penso que não há muitos jogadores entre o 15.º e o 30.º que tenham as finais que ele tem e tantas situações, tantas meias-finais. É um atleta muito bom, falta essa percentagem [mais eficaz na conversão de finais em títulos] mas continuo a acreditar”, respondeu Frederico Marques a um seguidor que lhe perguntou se o melhor tenista português de todos os tempos tem condições para ultrapassar o melhor ranking da carreira (28.º em maio de 2016).

O treinador português explicou que o seu pupilo é, agora, um jogador com “muito mais experiência e uma pessoa mais estável, que sabe enfrentar muito melhor as derrotas e também vê as vitórias de uma maneira diferente e tudo isto vai facilitar. Hoje em dia vemos cada vez mais atletas a chegar aos melhores rankings com uma idade mais avançada, o que era impossível antigamente, e chegam porque têm essa capacidade de aceitar as derrotas que não os vai afetar tanto e permite que estejam competitivos na semana seguinte. O João já estava num processo assim [antes da lesão que o perturbou nos últimos meses], com muito mais estabilidade, e acredito que vai ser uma questão de tempo até ele conseguir não só voltar onde estava como ainda chegar a outros números.”

Na mesma conversa, Frederico Marques também desenvolveu a forma como tem trabalhado à distância com João Sousa e referiu que a chave para o regresso do ténis pode passar por Portugal.

Total
0
Shares
Total
0
Share