No dia em que entrou com uma vitória no Challenger de Ningbo, na China, Frederico Silva teve mais razões para celebrar: o número quatro nacional atingiu a melhor classificação da carreira no ranking ATP.
Com os pontos relativos à vitória no ITF de Tavira a entrarem finalmente nas contas do circuito masculino, o jogador caldense de 24 anos subiu 11 lugares para se fixar no 224.º posto da tabela classificativa.
Até ao momento, a melhor classificação de Frederico Silva datava da semana de 16 de maio de 2016, há três anos e meio, quando chegou ao 231.º posto.
Apesar da entrada no top 200 se tratar cada vez mais de uma questão de tempo, o tenista natural das Caldas da Rainha tem outro objetivo: conquistar pontos suficientes para ir pela primeira vez à Austrália disputar a fase de qualificação do primeiro Grand Slam da temporada (já lá esteve, mas para disputar o torneio júnior).
À frente de Frederico Silva na tabela da ATP estão João Sousa (64.º), Pedro Sousa (115.º) e João Domingues (185.º). Depois, surgem Gonçalo Oliveira (263.º) e Gastão Elias (376.º), o último português a integrar o top 400.