Três anos depois, Francisco Cabral volta a inscrever o nome na final do Campeonato Nacional

André Ferreira/FPT

FUNCHAL — Finalista vencido em 2015 e 2016, Francisco Cabral vai ter mais uma oportunidade de se sagrar campeão nacional absoluto: o portuense levou a melhor num duelo de amigos e companheiros de treino frente a Tiago Cação para chegar pela terceira vez ao encontro decisivo do torneio mais importante do ténis português.

À procura do regresso aos bons resultados, o jovem portuense de 22 anos conseguiu levar a melhor sobre o segundo pré-designado da prova em apenas dois sets, graças aos parciais de 6-4 e 6-4.

Esta foi a primeira vez que os dois jogadores mediram forças no Campeonato Nacional Absoluto e o primeiro passo positivo até foi dado pelo mais cotado dos dois, que assinou a primeira quebra de serviço e chegou a uma vantagem de 4-1 na primeira partida. Mas o início do sexto jogo ditou uma inversão no sentido do parcial e acabou por ser Cabral quem, com cinco jogos consecutivos, ganhou vantagem.

A segunda partida foi marcada por um maior equilíbrio e verificou-se muita luta de parte a parte até que a diferença no marcador foi, finalmente, aberta. Desta vez, a iniciativa coube ao portuense, que com esse break ganhou a vantagem necessária para carimbar a quarta vitória na prova e chegar novamente à decisão.

Depois dos vice-campeonatos de 2015 (perdeu para João Domingues no CIF, em Lisboa) e 2016 (derrotado por João Monteiro na Beloura Tennis Academy, em Sintra), Francisco Cabral vai ter uma terceira oportunidade de agarrar o troféu de campeão — a primeira em piso rápido, superfície em que o torneio não se disputava já desde o ano de 2005, na altura em Évora.

O derradeiro adversário do jogador do Centro de Alto Rendimento será Frederico Gil. Aos 34 anos, o sintrense continua a confirmar o estatuto de primeiro cabeça de série e está pela sexta vez apurado para a final de singulares do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, que já venceu em três ocasiões (2004, 2006 e 2007).

Última atualização às 15h55.

Total
12
Shares
Total
12
Share