Chegou ao fim mais uma semana recheada de ação no ATP Challenger Tour, que se distribuiu pelas localidades de Chengdu (China), Sopot (Polónia), Segovia (Espanha), Lexington (EUA) e Liberec (República Checa).
Em Chengdu, o troféu foi entregue a Hyeon Chung, que voltou a jogar depois de se ter afastado seis meses por lesão. O sul-coreano derrotou na final o sexto cabeça de série, Yuichi Sugita, com os parciais de 6-4 6-3 e a representação portuguesa na prova chinesa este a cargo de Gonçalo de Oliveira, que não passou da terceira ronda.
Na terra batida de Sopot foi o principal candidato ao título que confirmou o favoritismo ao chegar à final e vencer o eslovaco Filip Horansky com os parciais 6-4 2-6 e 6-2 ao cabo de aproximadamente duas horas. Stefano Travaglia, de 27 anos, vai ascender ao top-80 do ranking mundial, atingindo assim a sua melhor marca pessoal. Gastão Elias foi o português “de serviço” no torneio polaco, tendo atingido a terceira ronda.
O título da prova espanhola foi para o também espanhol Nicola Kuhn, que se apresentou como quinto cabeça de série. Kuhn nunca necessitou de disputar três partidas e no último encontro derrotou Pavel Kotov por 6-2 7-6(4). Fred Gil foi o representante das cores nacionais ao chegar até à segunda ronda, somando a primeira vitória dos últimos cinco anos a este nível.
No piso rápido de Lexington, o troféu foi entregue ao jovem Jannik Sinner de apenas 17 anos e que conseguiu o seu segundo título no circuito Challenger ao vencer o australiano Alex Bolt por 6-4, 3-6 e 6-4. O italiano vai juntar este troféu ao que ganhou também este ano em Bergamo e garante pela primeira vez a entrada no top-160.
Na República Checa, na prova que distribuía 46.600 mil euros em prémios monetários, foi Nikola Milojevic o grande vencedor ao derrotar no último encontro o brasileiro Rogério Dutra da Silva por 6-3, 3-6 e 6-4. João Domingues chegou aos quartos de final e dispôs de quatro match points para sair vencedor de um encontro em que aconteceu de tudo um pouco.
Durante a próxima semana, o circuito Challenger vai estar em Aptos (EUA), Yokkaichi (Japão), Augsburg (Alemanha) e Manerbio (Itália). Os portugueses Gonçalo Oliveira e Frederico Silva vão marcar presença no torneio italiano, fazendo inclusive parte da lista de cabeças de série.