Alex de Minaur arranca vitória a ferros e vai defrontar Nadal em Melbourne

Fotografia: Mark Peterson/Corleve

Vem aí “jogo grande” na terceira ronda do Australian Open. O australiano Alex de Minaur, a atravessar um grande momento de forma, bateu o suíço Henri Laaksonen (166.º ATP), carrasco de João Domingues na fase de qualificação, com parciais de 6-4, 6-2, 6-7(7), 4-6 e 6-3. Desta forma, o tenista que foi esta terça-feira anunciado pela organização do Millennium Estoril Open garantiu um lugar na terceira ronda do Grand Slam australiano onde vai medir forças com… Rafael Nadal.

A jogar diante do seu público, o jovem de 19 anos iniciou a partida da melhor maneira, ao quebrar o saque do helvético no jogo inaugural. Até final do set, de Minaur conseguiu gerir a vantagem e não permitiu que Laaksonen esboçasse uma reação.

Na segunda partida surgiu o primeiro break point a favor do menor cotado. O número 29 do Mundo teve, no entanto, a capacidade de salvar esse ponto para ser depois ele a avançar para um duplo break que lhe permitiu fechar o parcial em 36 minutos.

O terceiro set começou da melhor forma para o tenista suíço. Laaksonen conseguiu, à terceira tentativa, quebrar o serviço do seu oponente e rapidamente se colocou a vencer por 4-1. No entanto, viu a vantagem fugir-lhe por entre os dedos e teve inclusive que salvar um match point num tiebreak em que precisou de três set points para forçar uma quarta partida.

Com a confiança em alta depois da vitória tirada a ferros no tiebreak, o tenista de 26 anos aproveitou para entrar no quarto set a quebrar o saque do australiano. Contudo, nem sequer teve tempo para festejar, isto porque a quebra de serviço foi rapidamente devolvida pelo tenista da casa que, porém, teve uma quebra de rendimento notória na passagem do terceiro para o quarto set. Quem aproveitou foi Henri Laaksonen, que voltou a conseguir o break numa altura decisiva do parcial e levou o encontro para a “negra”.

Com algum desgaste fruto dos vários jogos que tem feito nos últimos dias, de Minaur teve uma réstia de energia para levar o marcador a bom porto. O teenager esteve com um break de vantagem, perdeu essa janela de oportunidade e acabou a arrancar o triunfo a ferros na reta final de um parcial que foi uma autêntica montanha-russa e que terminou consigo a festejar de forma efusiva.

Depois da vitória em Sydney, Alex de Minaur somou a sétima vitória consecutiva no circuito. O tenista nascido na cidade na qual venceu na última semana tem agora a possibilidade de defrontar Rafael Nadal na terceira ronda. Será o segundo encontro entre ambos, sendo que na primeira ocasião, na edição de 2018 de Wimbledon, Nadal saiu vitorioso por 6-1, 6-2 e 6-4.

Total
0
Shares
Total
0
Share