Um dia depois de ter anunciado o fim da carreira de tenista profissional, Maria João Koehler comentou, em declarações à agência Lusa, a decisão e o futuro que se prepara para abraçar na Academia de Rafael Nadal, em Maiorca.
“Foi a decisão mais difícil da minha vida. Custou-me muito mas foi algo bastante pensado e ponderado”, começou por dizer a portuense de 26 anos, número 102 do ranking mundial WTA em 2013.
“Causa-me muita tristeza, afinal foi a minha vida durante muitos anos e abdiquei de diversas coisas pelo ténis, que sempre me apaixonou. Mas senti que tinha de o fazer”, completou Koehler, que em 2018 conquistou o primeiro título no circuito internacional dos últimos seis anos ao vencer o Hendo Guimarães Ladies Open.
Apesar de nos últimos anos ter sido afetada por várias lesões que a forçaram a submeter-se a quatro cirurgias (entre elas ao pulso esquerdo e ao joelho direito), Maria João Koehler revelou que “o motivo não foi só a lesão no joelho, embora nos últimos anos não tenha conseguido treinar a 100% e jogar como queria. Após a última operação não tinha garantias de que voltaria a jogar a um bom nível e por isso senti que estava na hora de terminar a carreira e tomar um novo rumo.”
Agora, espera-a a primeira aventura como treinadora e logo na Academia de Rafael Nadal: “Estive em Maiorca durante uma semana, em outubro, e mais tarde, através do Nuno Marques, perguntaram-me se eu estava interessada em dar aulas. Não imagino melhor forma de começar este meu novo desafio.”