A concluir o dia na Vale do Lobo Tennis Academy, onde continua a decorrer o SBA Tennis Open, estiveram os encontros do quadro principal de pares. E no final o desfecho não poderia ter sido mais positivo, dado que para os quartos de final seguiram nove jogadores portugueses — tantos quanto possível.
A jogar praticamente em casa, o farense João Graça somou a primeira vitória da carreira em quadros principais na região que o viu nascer, ao derrotar, ao lado de Gonçalo Ferreira (que vem das meias-finais no Future de Idanha-a-Nova e na jornada anterior tinha conquistado o seu primeiro ponto ATP), os alternates Jesus Echevarri e Marcos Torralbo-Albos em parciais diretos, 6-1 e 6-4.
Os próximos adversários dos dois jovens de 17 anos são o também português Luís Faria e o norte-americano John Harrison Richmond, que surpreenderam os segundos cabeças de série, Francisco Cabral e Luke Johnson, com os parciais de 6-4 e 7-6(8).
Para além deles, houve uma outra dupla totalmente portuguesa a seguir em frente: Fábio Coelho e Martim Leote Prata lutaram bastante para ultrapassarem a equipa composta por Afonso Salgado e Miguel Gomes, com o encontro a terminar com 5-7, 6-4 e 10-8. Seguem-se José Ricardo Nunes e o britânico Russell Henderson, que beneficiaram da desistência da dupla constituída por Tiago Cação e Marc Dijkhuizen, visto que Cação estava extremamente desgastado do seu encontro de singulares.
Já Fred Gil, que com o brasileiro Diego Matos forma a dupla primeira cabeça de série, agarrou a vitória em dois sets frente aos russos Yan Bondarevskiy e Matvey Minin (7-5 e 6-2), enquanto João Monteiro (com Miguel Semmler) derrotou os norte-americanos Victor Gurevich e Maksim Tikhomirov para marcar encontro com o sintrense.
Em frente seguiram ainda Gonçalo Falcão e Eduardo Dischinger. O português e o brasileiro são os terceiros cabeças de série e derrotaram Peter Goldsteiner e Frederik Press (6-2 e 6-2) para marcarem encontro com Justin Butch e Franco Emanuel Egea nos quartos de final, naquele que aliás é o único confronto que não tem garantida a presença de pelo menos um português na ronda seguinte.
Quadro principal de pares com os resultados da primeira ronda: