Em dia de estreias, Afonso Salgado também conquista o primeiro ponto ATP da carreira

Horas depois de João Graça o fazer, há mais um tenista português com razões para celebrar: Afonso Salgado conquistou, esta quarta-feira, o primeiro ponto ATP da carreira, fruto do apuramento para a segunda ronda do quadro principal de singulares do Future de Idanha-a-Nova.

Neste caso, já se sabia, à entrada para o encontro, que em qualquer dos casos seria feita história. Isto porque Afonso Salgado (de 21 anos) encontrou o compatriota Simão Alves (18), que tal como ele vinha da fase de qualificação e procurava a primeira vitória em encontros de singulares no circuito profissional.

E dois sets bastaram para ficar tudo decidido, com o mais velho dos dois jogadores a vencer, por 6-3 e 6-4 em 1h37, para conquistar o tão desejado primeiro ponto e garantir a sempre importante entrada no ranking ATP pela primeira vez na carreira, juntando-se aos 26 compatriotas que já constam na tabela e ainda a João Graça.

Na segunda ronda, segue-se um desafio de peso para o tenista português que estudou na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos da América: o seu próximo adversário é o norte-americano Ryan Shane, quarto cabeça de série e número 562 do ranking.

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tie-break. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais. Por isso depois chegaram o padel e o squash. E assim cá estamos, no RAQUETC ("raquetecétera"). Como escreveu Fernando Pessoa nos anos 20, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."