João Sousa ficou à porta de uma recuperação épica (e inédita) no regresso a Wimbledon

João Sousa -8

A disputar o quadro principal de singulares do torneio de Wimbledon pela quinta vez na carreira, João Sousa voltou a não conseguir passar pelo primeiro desafio e repetiu o resultado de três dos últimos quatro anos. Mas o vimaranense esteve perto de completar uma recuperação que, tivesse acontecido, seria épica e inédita.

Com um sorteio difícil, muito difícil, o tenista vimaranense viu-se pela frente com o ucraniano Sergiy Stakhovsky, capaz do melhor e do pior e, em Wimbledon, muitas vezes do melhor — ou não tivesse sido ele um dos responsáveis de uma das maiores surpresas deste início de século, ao derrotar Roger Federer por 6-7(5), 7-6(5), 7-5 e 7-6(5) na segunda ronda em 2013.

De tal forma que os dois primeiros parciais foram de história curta no Court 10, que tem o Centre Court como pano de fundo. Porque o tenista ucraniano de 32 anos, ex-número 31 ATP, fez a vida negra a João Sousa e depressa ganhou uma vantagem considerável no marcador, que parecia ser decisiva.

Mas um “reset” total fez com que o pupilo de Frederico Marques abordasse os dois sets seguintes com outra mentalidade, o que se refletiu rapidamente no rendimento apresentado. E assim, num piscar de olhos, o marcador estava empatado novamente: dois parciais ganhos por cada um dos jogadores e o campeão do Millennium Estoril Open a “apenas” um de somar a primeira vitória da carreira depois de perder os dois primeiros sets.

Foi, no entanto, sol de pouca dura, porque com o quinto e último set regressou a atitude menos positiva de João Sousa, que voltou a manifestar-se constantemente em sinal de desagrado e a perder o foco. De tal forma que, ao terceiro jogo, Stakhovsky conseguiu o break — o único do set e que viria a ser mais do que suficiente para ficar com a vitória, assinalada com os parciais de 6-3, 6-3, 5-7, 1-6 e 6-4 ao fim de 3h32.

Com este resultado, Gastão Elias passa a ser o único tenista português em prova, ele que à hora de publicação deste artigo já disputava o encontro da primeira ronda frente a Guillermo García-López. Em jogo está a presença do número 2 nacional na segunda ronda de um torneio do Grand Slam pela primeira vez na carreira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share