João Sousa vai iniciar a época de relva no prestigiado torneio de Halle, na Alemanha, pelo terceiro ano consecutivo, tendo ficado a saber este sábado o oponente com o qual medirá forças na ronda inaugural.
Depois de em 2016 e 2017 ter perdido frente a Dominic Thiem e Philipp Kohlschreiber, respetivamente, o vimaranense, 48.º do ranking, tem como primeiro adversário na edição de 2018 o holandês Robin Haase (44.º).
O português venceu dois dos três compromissos com Haase (todos em hardcourt), sendo que o vencedor deste confronto tem como próximo opositor o alemão Jan-Lennard Struff (65.º) ou o espanhol Roberto Bautista Agut (16.º).
Recorde-se que no ano passado João Sousa não somou qualquer vitória em torneios relvados, uma vez que após a eliminação na primeira ronda do torneio de Halle foi igualmente batido no encontro inaugural em Antália e em Wimbledon.
A melhor prestação do número 1 português em relva aconteceu em 2014, em ‘s-Hertongenbosch (Holanda), quando chegou às meias-finais proveniente da fase de qualificação.
Federer em busca do 10.º título de campeão
Halle é ponto de paragem obrigatória para Roger Federer no caminho para Wimbledon. O campeoníssimo suíço vai disputar a prova de categoria ATP 500 pela 16.ª vez na carreira, com o intuito de arrecadar um 10.º troféu de campeão naquela cidade alemã.
Para tal, Federer precisará de entrar com o pé direito no evento, que é como quem diz bater o esloveno Aljaz Bedene (70.º).
Atualizado às 13h45 de sábado, dia 16.