Depois do Millennium Estoril Open, o ATP 500 de Barcelona é o torneio em que João Sousa mais se sente em casa — afinal, o vimaranense vive desde muito novo na cidade espanhola. E é precisamente lá que vai a jogo na próxima semana, tendo ficado este sábado a conhecer o seu primeiro adversário no quadro principal de singulares.
Trata-se de Jaume Munar, o número 173 do mundo que aos 20 anos vem das meias-finais no Challenger de Barletta, em Itália, onde só perdeu para o futuro campeão Marco Trungelliti — uma prestação que o ajudou a chegar à melhor classificação da carreira.
Este duelo será o primeiro entre ambos, e, na verdade, uma boa oportunidade de João Sousa voltar a marcar presença na 2.ª ronda do evento — onde já esteve por quatro ocasiões: em 2012, quando passou o qualifying e perdeu para o compatriota Fred Gil; em 2015, quando venceu a primeira eliminatória, e em 2016 e 2017, quando ficou isento de disputar a primeira eliminatória.
À espera na segunda ronda está já o austríaco Dominic Thiem, que por ser um dos principais cabeças de série não terá de jogar o primeiro encontro. Esta semana, em Monte Carlo, o número 7 do mundo derrotou Novak Djokovic (que entretanto recebeu um convite para jogar em Barcelona) antes de cair perante Rafael Nadal nos quartos de final do Masters 1000 monegasco.
Así ha quedado el cuadro principal del #bcnopenbs 🎾🎾 pic.twitter.com/utTR2ru4QC
— Barcelona Open Banc Sabadell (@bcnopenbs) April 21, 2018