Australian Open: João Sousa sem argumentos para contrariar o favoritismo de Marin Cilic

Não se adivinhava uma tarefa nada fácil e assim foi. João Sousa foi eliminado na madrugada desta quarta-feira na segunda ronda do Australian Open, terminando assim a sua prestação em Melbourne Park no que à vertente de singulares diz respeito.

A defrontar Marin Cilic pela quarta vez na carreira depois de três derrotas em que nunca conseguiu importunar o croata, — não tendo vencido qualquer set — João Sousa voltou a ser ‘presa fácil’ para o campeão de 2014 do US Open.

Numa exibição muito bem conseguida por parte do número seis mundial, o croata mostrou em court a diferença do ranking de ambos os tenistas, batendo João Sousa pelos parciais de 6-1, 7-5 e 6-2, apesar dos melhoramentos claros do luso a partir do início do segundo set.

À procura de atingir a terceira ronda no torneio australiano pela terceira vez, o tenista vimaranense praticamente não esteve em jogo no primeiro parcial muito por mérito do tenista de 29 anos. O croata soube tirar vantagem das suas principais armas, concluindo o primeiro parcial ao fim de apenas 21 minutos.

Bem mais longo (e equilibrado) foi o segundo set. Depois de um parcial de sentido único, João Sousa finalmente conseguiu dar alguma réplica ao tenista natural de Medjugorje. O português começou a ter melhores índices no capitulo do serviço e isso acabou por ser crucial. Apesar de nunca ter importunado os jogos de serviço do adversário, o número 70 mundial conseguiu chegar ao 11.º jogo com set empatado a cinco. Nessa mesma altura Marin Cilic acelerou e no jogo seguinte colocou-se a apenas um set da vitória.

Cedido o segundo set e já bastante distante de uma eventual vitória, João Sousa viu o seu serviço quebrado logo no segundo jogo do terceiro set. Essa quebra acabaria por ser a sentença final no que à discussão do encontro diz respeito, pois Marin Cilic apresentou-se imperturbável em todos os seus jogos de serviço.

Falando dos dados mais relevantes, Marin Cilic disparou 20 ases e 40 winners, vencendo 56(!) de 61 pontos disputados no seu serviço. Já João Sousa fez 6 ases e 12 winners, conseguindo 48 de 87 pontos jogados com a sua pancada de serviço. De ressalvar ainda o facto de Marin Cilic ter quebrado por cinco vezes João Sousa, ao passo que o tenista de 28 anos não teve qualquer ponto de break para o fazer.

Concluída a prestação de singulares no primeiro Grand Slam da temporada, João Sousa concentra agora as suas forças na variante de pares, variante onde está inscrito no quadro principal ao lado de Leonardo Mayer.

O próximo torneio de singulares será em Sófia, Bulgária, um torneio de categoria ATP 250.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share